sexta-feira, 29 de março de 2024

Rio Verde

Sistema Faeg/Senar e Sebrae Goiás apresentam o agro do futuro na Tecnoshow

POR Jornal Somos | 30/03/2022
Sistema Faeg/Senar e Sebrae Goiás apresentam o agro do futuro na Tecnoshow

Imagem: Arquivo/Sistema Faeg/Senar/Ifag - Fredoxx Carvalho

U

Um olhar 360◦ para o agro do futuro. Essa é a proposta do Sistema Faeg/ Senar e do Sebrae Goiás, na 19ª edição da Tecnoshow Comigo, que será realizada entre os dias 04 e 08 de abril, em Rio Verde, no sudoeste goiano. 

 

 

Com uma programação bastante diversificada, o estande conta com mais de 500m2 e reúne espaços interativos que incentivam o público a experimentar soluções digitais inovadoras para otimizar a produção agropecuária em sintonia com o meio ambiente.  A previsão é que cinco mil visitantes passem pelo espaço e a programação promete surpreender o público.

 

 

Para o presidente do Sistema Faeg/Senar, Zé Mário Schreiner, a Tecnoshow é uma referência nacional e evidencia o Brasil que dá certo. “O setor agropecuário tem se destacado como forte pilar da economia brasileira, sendo exemplo de produção que supera e bate recordes a cada safra. 

 

 

A Tecnoshow Comigo, em Rio Verde, prova toda essa força, valorizando o Centro-Oeste como um modelo no Brasil no que diz respeito à tecnologia, pesquisa e inovação. Um evento importante para discutirmos sobre as prioridades do agro brasileiro”, afirma o líder classista. 

 

 

A Programação 

 

A Casa dos Produtores Rurais (como é tradicionalmente conhecido o estande das instituições) também apresentará nesta edição fruto de florestas plantadas por uma associação de 40 produtores goianos, cuja silvicultura sustentável é apoiada pelo Sistema Faeg/ Senar e Sebrae Goiás. Além deste trabalho, os visitantes também poderão conhecer o espaço “Campo Lab” com 16 agtechs (startups com foco em atividades voltadas para o agronegócio). Dentre elas, a QualyEnergy [que apresentará o resfriamento de um reservatório com capacidade para armazenar 500 litros de leite utilizando sistema de placas solares fotovoltaicas] e a Aeri, empresa especializada em drones de pulverização que fazem o controle de doenças fúngicas nas lavouras, a partir de bioinsumos.  Também estarão disponíveis uma mostra dos treinamentos de realidade virtual para capacitação de operadores de colheitadeiras e tratores agrícolas lançados recentemente pelo Senar Goiás. 

 

 

Uma Arena de Conhecimentos - Planejada para provocar novas experiências, a Casa dispõe de uma “Arena” projetada para troca de conhecimentos, inspirada nos maiores eventos mundiais. Na segunda-feira, (04/04), esse espaço receberá 80 produtoras rurais de todo Estado para o III Encontro das Mulheres Sindicalistas da Faeg. O palco central também terá reuniões técnicas comandadas por especialistas em cereais e oleaginosas.  Seguidas por discussões importantes na área de biofertilizantes e fintechs. Já na terça, (05/04), o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) promove um workshop para debater o panorama do agro, em âmbito nacional e estadual.  

 

 

Datas especiais - Na quarta, (06/04), visando comemorar seus 29 anos em Goiás, o Senar planeja uma programação especial que reunirá jovens lideranças do agro (representando os 246 municípios goianos) para tratar da sucessão familiar, seguida pelo lançamento da próxima edição do Desafio Agro Startup [competição chancelada pelo Sebrae Goiás e Sistema Faeg/Senar que premia negócios inovadores que incentivam o empreendedorismo e o desenvolvimento do setor]. 

 

 

As atrações do aniversário serão encerradas com um pocket show do curso EAD de moda de viola caipira também oferecido pelo Senar Goiás, resgatando as raízes culturais do povo goiano. Dando continuidade, às comemorações, na quinta (07/04), a “maior escola da terra” realiza o “Dia D da ATeG”, um marco  - com a visita de 50 produtores rurais que participarão de um bate-papo informativo para troca de experiências e compartilhamento de histórias e casos de sucesso, inspirados nas melhorias alcançadas a partir da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), oferecida pelo programa Senar Mais.  No período vespertino, a Arena terá um Encontro de Egressos do curso técnico em Agronegócios da instituição. E, na sexta, sediará o mini curso “Prevenção e Combate a Incêndios Florestais com foco em cultura agrícola”, realizado pelo Corpo de Bombeiros e Sindicato Rural de Rio Verde. 

 

 

De portas-abertas ao novo, as instituições visam promover o olhar 360◦ para a agropecuária que alimenta o mundo e sustenta os pilares da economia brasileira, sem pontos cegos. 

 

 

Programação completa disponível em: https://bit.ly/Programação_Tecnoshow2022

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: