quarta-feira, 24 de abril de 2024

Rio Verde

Sindicato Rural reabre laboratório para monitoramento da ferrugem asiática

POR Jornal Somos | 22/11/2018
Sindicato Rural reabre laboratório para monitoramento da ferrugem asiática

Reprodução

A

A ferrugem Asiática é uma das principais doenças da cultura da soja na atualidade, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizie e que pode trazer grandes perdas na produtividade. Descoberta em 1903 no Japão, a Ferrugem Asiática foi encontrada no Brasil na safra de 2000/2001. Em 2002 a doença chegou no estado de Goiás e atualmente, todos os estados produtores de Soja, exceto Roraima, já teve casos da doença identificados. É uma das maiores preocupações na cultura de soja nas regiões do cerrado e a cada ano ela tem sido diagnosticada mais cedo.

 

Para ajudar no diagnóstico e acompanhamento da doença, pelo décimo ano consecutivo, o laboratório de fitopatologia do Sindicato Rural de Rio Verde em parceria com a Universidade de Rio Verde, Instituto Federal Goiano e Faculdade Objetivo está oferecendo os trabalhos de monitoramento da ferrugem. O laboratório localiza-se na Casa do Produtor, no interior do Parque de Exposições e funciona durante a safra verão. Este diagnóstico é importante para que o Produtor evite que danos como já ocorreram em nossa região. “O serviço é totalmente gratuito e o produtor rural não precisa ser associado do Sindicato Rural para trazer as amostras, estamos prontos para receber folhas de toda a região sudoeste. Quanto mais produtores procurarem melhor”, explica o presidente Luciano Guimarães.

 

O serviço, além de diagnosticar, também monitora a doença. Para prestar um serviço de qualidade, bons profissionais e equipamentos são necessários, o laboratório conta com o fitopatologista Hercules Campos Diniz (UNIRV), agrônomos, estagiários de agronomia e é equipado com microscópios de última geração. De acordo com o coordenador do laboratório e engenheiro agrônomo Antônio Carlos Bernardes, o momento agora é de cautela e monitoramento. “Quando a doença se instala, ela pode levar a quebra de até 90% da produção, por este motivo, o manejo integrado de pragas e o monitoramento são as principais ferramentas para o controle da ferrugem asiática”.

 

De acordo com o fitopatologista Hércules, a variação climática junto os diferentes tipos de manejos podem contribuir para a proliferação da ferrugem. “O produtor deve ter em mente que a forma mais eficaz é o monitoramento das lavouras, ele precisa estar constantemente em vigília e utilizando o laboratório do Sindicato Rural”, comenta.

 

O presidente do Sindicato Rural de Rio Verde Luciano Jayme comentou sobre a reabertura do laboratório na manhã desta quinta-feira (22) na progrmação do Papo Líder da Rádio Líder 95FM, Luciano deixou um alerta aos produtores.

"Nós conseguimos plantar mais cedo, as lavouras estão boas mas temos que ter muito cuidado com essa época do ano, o clima está muito propício para as manifestações das doenças. O produtor pode ficar traquilo, as meninas que vão cuidar do laboratório foram treinadas e preparadas, são muito capacitadas. Mas também tem que ficar muito atento, a primeira aplicação de combate a doença é fundamental e tem que ser feita antes da lavoura fechar, porque esse clima de umidade alta e a alta temperatura faz a doença desenvolver e se desenvolver e não tiver um controle o desasatre será grande". 

 

Luciano indica aos produtores para que quando forem fazer a coleta da folha, que faça com o saquinho de plastinho umidecido, com um pepel molhado ou dar um borrifada com a mão molhada para assim manter a folha viva com a umidade.

 

O laboratório funcionará de segunda a sexta-feira, das 07:30 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 e aos sábados das 08:00 às 11:00.

  

SAFRA PASSADA

Na safra 2017/2018 o laboratório do Sindicato Rural recebeu 1547 amostras. Destas, 15 foram diagnosticadas positiva para a ferrugem asiática, sendo casos espaçados em: Rio Verde, Montividiu, Chapadão do Céu, Paraúna e Caçu. Verificou-se uma pequena ampliação no número de amostras, em relação à safra da mesma época no ano anterior, porém com quase o dobro de amostras positivas.

 

REABERTURA

Para marcar a reabertura do Laboratório, o Sindicato Rural de Rio Verde, convida os produtores rurais para um café da manhã nesta sexta-feira, 23 de novembro, às 07:30, na casa do produtor. Na oportunidade será apresentada a nova equipe de trabalho da safra 2018/2019.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: