sexta-feira, 19 de abril de 2024

Rio Verde

Sindicato Rural emite alerta para Ferrugem Asiática em Rio Verde

POR Jornal Somos | 17/12/2018
Sindicato Rural emite alerta para Ferrugem Asiática em Rio Verde

Imagem da ferrugem encontrada na Região de Rio Verde/ Sindicato Rural de Rio Verde

O

O Sindicato Rural de Rio Verde informa que foi diagnosticada pelo laboratório de fitopatologias do Sindicato Rural de Rio Verde uma amostra com Ferrugem Asiática. A amostra veio de uma lavoura na região do Rio Verdinho no município de Rio Verde. O estágio vegetativo da planta é o R5.3.

 

 

A ferrugem Asiática é uma das principais doenças da cultura da soja na atualidade, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizie e que pode trazer grandes perdas na produtividade. Descoberta em 1903 no Japão, a Ferrugem Asiática foi encontrada no Brasil na safra de 2000/2001. Em 2002 a doença chegou no estado de Goiás e atualmente, todos os estados produtores de Soja, exceto Roraima, já teve casos da doença identificados. É uma das maiores preocupações na cultura de soja nas regiões do cerrado e a cada ano ela tem sido diagnosticada mais cedo.

 

 

Safra passada

Na safra 2017/2018 o laboratório do Sindicato Rural recebeu 1547 amostras. Destas, 15 foram diagnosticadas positivas para a ferrugem asiática, sendo casos espaçados em: Rio Verde, Montividiu, Chapadão do Céu, Paraúna e Caçu. Verificou-se uma pequena ampliação no número de amostras, em relação à safra da mesma época no ano anterior, porém com quase o dobro de amostras positivas.

 

Para o agrônomo e professor Me. Estevão Rodrigues, o produtor deve ficar muito atento aos intervalos de aplicação de fungicidas.

“Se formos pensar em manejo. O que o produtor tem que ficar atento, como a soja está, em sua maioria, em estágio reprodutivo, ele tem que continuar fazendo as aplicações de fungicida multisítios, fazendo rotações de principio ativo, não trabalhar com o mesmo produto sempre e se atentar ao intervalo das aplicações. Os produtos que temos hoje ou previnem a entrada da ferrugem ou têm efeito curativo, que é bem menos efetivo. Esse intervalo de aplicações deve ser bem rigoroso e seguido corretamente, uma vez que já estamos com casos na região, se o produtor demorar demais, favorece a ocorrência da doença, que, uma vez instalada na propriedade, a chance de ter controle efetivo diminui. A vantagem de utilizar esses produtos multisítios é que eles atuam como protetores, evitando que o agente causador da doença consiga entrar na lavoura". 

 

A Ferrugem é uma doença que pode levar o produtor a ter uma perda entre 10 e 90% na produção da soja.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: