quinta-feira, 25 de abril de 2024

Rio Verde

Sindicato rural de Rio Verde encontra segundo caso de ferrugem asiática da Safra

POR | 06/01/2021
Sindicato rural de Rio Verde encontra segundo caso de ferrugem asiática da Safra

Imagem: Aprosoja Brasil

O

O Sindicato Rural dos Produtores de Rio Verde divulgou agora a pouco de que foi encontrado o segundo caso do fungo referente à ferrugem asiática pelo Laboratório de Fitopatologia do Sindicato.

 

 

Segundo a nota publicada pelo Sindicato, o segundo caso de ferrugem asiática desta safra 2020/2021, foi encontrado de uma coleta em uma área comercial na região de Caiapônia. O foco já estava em estágio R5.5, assim como no primeiro foco encontrado no final do mês de dezembro de 2020 (clique e leia). Reforçamos a importância de monitoramento das áreas e da utilização do laboratório como forma preventiva.

 

 

Segundo nota publicada pela Faeg, o coordenador do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Leonardo Machado, destaca que o tempo chuvoso e a umidade favorecem a infecção na planta. Por isso a importância dos produtores monitorarem suas lavouras de soja. “A disseminação da doença ocorre pelo vento, por isso esse monitoramento precisa ser minucioso. Aqui na região metropolitana de Goiânia as suspeitas de ferrugem asiáticas devem ser comunicadas para a Agrodefesa ou a Emater”, informa.

 

 

O Laboratório de Fitopatologia do Sindicato de Rio Verde reafirma o compromisso de auxiliar o produtor rural no controle e identificação dos casos. Além de diagnosticar a ferrugem asiática, o laboratório também acompanha o banco de dados do Consócio Antiferrugem, uma parceria público-privada que reúne pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento em soja e que têm o papel de captar demandas por informações junto à pesquisa.

 

 

A análise é realizada para qualquer produtor rural sem custo algum. O laboratório funciona no Sindicato Rural (SR) de Rio Verde, na Casa do Produtor das 08: 00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: