sábado, 20 de abril de 2024

Rio Verde

Sinal de 5G será ativado em Goiânia com 10% da cobertura atual amanhã

POR Jornal Somos | 15/08/2022
Sinal de 5G será ativado em Goiânia com 10% da cobertura atual amanhã

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A

Amanhã, terça-feira (16), o sinal de 5G será ativado na capital com cobertura de 10% da cobertura atual do 4G, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em outras cidades do estado, a previsão é começar em janeiro de 2023.

 

A exigência mínima era de instalação de 57 estações pelas empresas telefônicas para que o sinal fosse ativado. Porém, as companhias conseguiram ampliar a meta e instalar 100 estações, segundo a Anatel.

 

“A avaliação que temos é muito boa. Já sabíamos que esse processo não seria tão rápido e teríamos desafios. Mas temos, agora, um aprendizado para tocar o restante do processo com mais tranquilidade”, disse o conselheiro da Anatel Moisés Queiroz Moreira.

 

Além de Goiânia, o sinal será ligado na próxima semana em Curitiba e Salvador. O conselheiro explicou que após a instalação nas capitais, os municípios acima de 500 mil habitantes começam a receber o sinal a partir de janeiro de 2023.

 

Já municípios com 200 mil habitantes, como Anápolis, Rio Verde e Águas Lindas de Goiás, terão acesso à tecnologia a partir de julho de 2023.

 

Procedimento

 

Cabe à Anatel liberar a ativação do sinal do 5G. Com a autorização, as operadoras Claro, TIM e Vivo — vencedoras da faixa de 3,5GHz do leilão do 5G — podem oferecer o serviço aos seus clientes.

 

Para a Anatel dar a autorização, é necessário que a Siga Antenado, entidade criada pelas três operadoras, conclua:

 

  • instalação de antenas na quantidade mínima exigida pelo edital do 5G;
  • instalação de filtros para evitar interferências em serviços profissionais de satélite; e
  • inicie distribuição de kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas à população de baixa renda inscrita no Cadastro Único do governo federal.
  • Após a conclusão, testes são feitos e, caso não haja interferências, a agência dá o sinal positivo para ativação do 5G.

 


Fontes: G1 e Agência Brasil

 

*Matéria produzida voluntariamente por Eduarda Lima e supervisionada pela jornalista Camillla Paes

 
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: