segunda-feira, 09 de setembro de 2024
Foto: Reprodução / TV Anhanguera
Servidores da Penitenciária Masculina de Rio Verde encontraram uma jibóia no jardim do presídio, que é situado na zona rural do município. De acordo com a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), o animal não feriu ninguém e estava ao sol quando foi capturado.
A captura, que foi realizada nesta quinta-feira (1º), pode ter sido motivada pela baixa temperatura, já que este foi um dos dias mais frios em Goiás, e de acordo com o biólogo Edson Abrão, os répteis possuem o hábito de buscarem por locais quentes para terem mais disposição.
“Os répteis mantêm a temperatura corporal de acordo com o ambiente. Quando está frio, a jiboia fica mais quieta, mais sonolenta, rasteja mais devagar, com isso, procuram o sol para aumentar o metabolismo. Aumenta a digestão, reprodução e disposição do animal, e ela se aquece”, explicou Abrão.
As autoridades ambientais foram acionadas pelos servidores da penitenciária para que o estado de saúde da jiboia fosse examinado. Após o procedimento, como foi constatado que o animal estava saudável, ele foi devolvido à natureza em uma mata próxima ao local em que foi encontrada.
(Com informações do G1 Goiás)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.