sexta-feira, 26 de abril de 2024

Sementes de milho a preços acessíveis são disponibilizadas para agricultores familiares em Rio Verde

POR | 08/12/2020
Sementes de milho a preços acessíveis são disponibilizadas para agricultores familiares em Rio Verde

Imagem: Silomax

V

Visando facilitar o acesso de pequenos produtores a variedades mais produtivas de milho, o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), está disponibilizando sementes de AL Bandeirante, Emgopa 501 e BRS 4103. Associado à disponibilidade de sementes, a Emater também pode oferecer orientações quanto às técnicas corretas de plantio e condição das lavouras, uma vez que o agricultor familiar irá adquirir o produto diretamente dos escritórios de atendimento da Emater.

 

 

Segundo a gerente de Pesquisa Agropecuária da entidade, Claudia Barbosa Pimenta, a venda dessas sementes pela Agência Estadual a preços acessíveis impulsiona a atividade rural em pequenas propriedades. “O milho variedade é mais rústico do que os híbridos disponíveis no mercado. Mesmo com baixa tecnologia, o agricultor consegue produzir bem”, explica. A profissional ressalta ainda que os valores para venda se baseiam somente no custo de produção, portanto abaixo dos valores praticados no mercado, viabilizando novas oportunidades aos agricultores empreendedores que têm dificuldades em comprar sementes de alto padrão genético.

 

 

Cada variedade possui suas características particulares, no entanto, as três apresentam bom potencial produtivo, com boa relação custo-benefício. Recomendado para produção de grãos e silagem de planta inteira, o milho AL Bandeirante é uma variedade sintética oriunda de cruzamentos ao acaso de cultivares de ciclo normal. Seu plantio é indicado para qualquer região do Brasil, sem restrições, com a primeira safra acontecendo entre setembro e dezembro e a segunda entre janeiro e fevereiro.

 

 

O milho variedade Emgopa 501 é recomendado apenas para o Estado de Goiás, com safra de setembro a dezembro, conforme o zoneamento agrícola. Foi desenvolvido pela Emater e apresenta dupla aptidão, direcionado também para produção de silagem, já que produz uma quantidade de massa verde maior do que a produzida pelas outras variedades.

 

 

Indicado para a produção de grãos, a variedade mais recente de milho BRS 4103 foi lançada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Esta variedade apresenta, dentre outras características, ciclo precoce, baixa altura de planta, baixa porcentagem de plantas acamadas e quebradas, grãos predominantemente do tipo semiduro e espigas bem empalhadas e sadias.

 

Os agricultores interessados em adquirir sementes dessas variedades, devem entrar em contato com a Unidade Local da Emater mais próxima. Em Rio Verde, deve ser na Regional Sudoeste, na Rua do Ginâsio – nº 554 – Centro – CEP 75.901-210. Telefone: (64) 99228-0701. Centralizado apenas em Rio Verde: (64) 3623-3488/(64) 99203-2887

 

 

Fonte: Emater e Sistema Faeg/Senar-GO.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: