quinta-feira, 30 de outubro de 2025
 
                                
             
										Foto: Reprodução
A Praça da Santa Cruz, em Rio Verde, ganhou o primeiro tótem de segurança da cidade. O equipamento conta com câmeras de alta definição e tecnologia de inteligência artificial, que permite identificar situações suspeitas e enviar alertas em tempo real para a central de monitoramento.
Segundo o prefeito Wellington Carrijo, o projeto é uma parceria público-privada e faz parte de um plano para ampliar a segurança em praças e parques do município. Nesta primeira etapa, 16 tótens serão instalados em pontos estratégicos.
“A segurança pública é prioridade. Esses tótens vão se conectar à nossa central de monitoramento e ajudar tanto na proteção das pessoas quanto na conservação dos espaços públicos”, destacou o prefeito.
Os equipamentos também auxiliam na zeladoria, já que inibem atos de vandalismo e ajudam a identificar quem danifica lixeiras, bancos ou brinquedos nas praças.
O sistema será integrado a um software de inteligência artificial, capaz de reconhecer rostos e detectar pessoas com pendências na Justiça, acionando automaticamente a Guarda Civil Municipal ou a Polícia Militar.
Além da nova tecnologia, a prefeitura anunciou que, até novembro, 34 novos guardas municipais serão incorporados ao efetivo, reforçando ainda mais o trabalho de proteção à população.
“Nosso compromisso é garantir qualidade de vida, e um dos pilares disso é a segurança pública. Estamos firmes no batente, trabalhando pra cuidar do bem mais precioso que Rio Verde tem: a vida”, completou Carrijo.
 
					Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.