sexta-feira, 04 de outubro de 2024

Rio Verde

Sefaz explica situação orçamentária de Rio Verde, notas fiscais e IPTU

POR | 20/02/2019
Sefaz explica situação orçamentária de Rio Verde, notas fiscais e IPTU

Jornal Somos

N

Na manhã desta quarta feira (20) o Secretário Municipal da Fazenda, Enio Freitas, esclareceu ao Jornal Somos a situação orçamentária de Rio Verde e comentou a situação com o jornal O Popular.

 

 

Enio explicou que a análise do Tribunal de Contas dos Municípios Goianos ainda não estava finalizada e.  por isso, foi divulgado que Rio Verde tinha um déficit no orçamento. “Toda boa gestão busca o equilíbrio entre a receita do município e o que é investido. Apesar de o superávit de quase R$ 4 milhões nos deixar confortáveis, o ideal seria ter investido toda a receita”, diz Enio.

 

 

O Secretário explicou que no site da prefeitura, no Portal de Transparência, existem os dados orçamentários de Rio Verde acessíveis para toda a população. Também contou que o portal passará por melhorias, de modo que ofereça mais informações do que as exigidas por lei. “Dessa forma, informações como as divulgadas pelo O Popular podem ser facilmente identificadas por qualquer cidadão que se interesse”, diz Enio.

 

 

Sobre os transtornos causados pelas mudanças nos portais tributários da Prefeitura, Enio explicou que mudanças desse porte levam tempo para serem ajustadas. Os serviços solicitados foram recebidos e liberados gradativamente e os mecanismos essenciais não pararam. Ele reforça que a mudança tem sido progressiva e o banco de dados foi suportado e tratado com respeito pela Prefeitura.

 

 

As mudanças no site, segundo Enio, têm o objetivo de trazer melhorias aos usuários, especialmente os empresários. O novo modelo traz mais velocidade e maior resposta. Também oferece maior controle aos administradores, além da possibilidade de ser integrado a app’s. É mais ágil e mais seguro, elem de mais viável economicamente.

 

 

Sobre o IPTU, o secretário  disse que agora é possível emitir o boleto de pagamento pelo site. Os carnês ainda existem, e continuarão sendo entregues. Também alerta que houve um acréscimo de 4%, devido a inflação de 2018 para 2019.

 

Quem está em situação de atraso pode ser ajudado pelo programa Recupera. Enio explica que este programa atinge todos os créditos, e tudo pode ser negociado, podendo haver desconto na multa e nos juros. Além disso, é possível que haja desconto de até 98% no pagamento a vista do débito. Enio também reforça que quanto maior a demora para a quitação, menor o desconto.  

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: