sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Foi inaugurada na manhã de hoje, quinta-feira (06), pela prefeitura de Rio Verde, a sede própria, localizada no Loteamento Gameleira, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS 2), que atende pacientes com transtorno mental grave e persistente. Até o momento os serviços eram oferecidos em um prédio alugado.
A diretora de Saúde Mental, Maria Amélia, ressaltou em entrevista ao Jornal Somos, os ganhos de uma sede própria. "Essa sede nova veio para ampliar os atendimentos e dar mais conforto. Também a questão da ambiência, com um espaço pensado para o paciente ser mais conformavelmente recebido. Tem jardins, espaço amplo e consultórios", detalhou.
Amélia explica que o CAPS 2 não é somente um consultório, e assim são oferecidos diversos serviços, tanto individuais, quanto coletivos, para atender o paciente por completo. "Temos atendimento individual de psiquiatria, psicologia, serviço social, enfermagem, terapia ocupacional, mas também temos atividades de grupo, pensadas nos transtornos do paciente, como visitas domiciliar, atividades expressivas e corporais, atendimento ao familiar, acompanhamento durante crises e empoderamento, para a gente pensar no paciente como um todo", explicou.
Para uma consulta, não é necessário encaminhamento, basta o interessado ou um familiar procurar a recepção e preencher uma ficha, para que o paciente passe por um processo de acolhimento e depois seja direcionado a um atendimento referente, com um profissional que o acompanhará durante todo o tratamento. "Vai ser oferecido o que temos na unidade e na comunidade, para que ele seja inserido. Vamos entender o que ele precisa, o que está faltando para que ele consiga ter um equilíbrio no tratamento", finalizou a diretora.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.