sexta-feira, 26 de abril de 2024

Secretário de Ação Urbana avisa "Todos os proprietários de terrenos que não fazem a limpeza estão sendo autuados"

POR Jornal Somos | 10/01/2019
Secretário de Ação Urbana avisa

Foto: Jornal Somos

I

Iniciando o ano de 2019, o secretário municipal de Ação Urbana de Rio Verde recebeu o JORNAL SOMOS para um bate-papo sobre a pasta e suas reclamações e projetos. Leia a seguir as respostas de Luiz Carlos Pasquim Sobrinho.

 

JS: Recentemente o Parque Dona Gercina foi entregue à população mas muitos usuários têm reclamado da ausência de banheiros. Não deveria ter nele ou em outros parques da cidade?

Pasquim: O parque Mauro Borges no residencial dona Gercina, foi projetado inicialmente para ter somente uma pista de caminhada em volta da orla! Dr. Paulo visionário que é, pediu que ampliasse as estruturas de modo que a população recebesse o melhor que a área ali comportasse. Quanto a sugestão de banheiros, vamos analisar com calma, temos varias variáveis a olhar, tais como manutenção e limpeza, podem servir de abrigo a usuários no período noturno! São problemas que temos que ponderar para em vez de ser solução, acaba gerando transtornos! Mais a sugestão é importante e vamos ter todo o cuidado para atender nossa população.

 

JS: O parque do Interlagos é uma obra aguardada em ser finalizada há tempos. Qual o prazo para entrega do mesmo?

Pasquim: Realmente o parque na região Interlagos/Jatobá há mais de 15 anos é prometido à população. E podem ficar tranquilos este ano (2019) Dr. Paulo entregará a primeira etapa. Assim como éramos cobrados e muitos diziam que o parque no residencial dona Gercina não ficaria pronto, lá está!

 

JS: O Espelho D’Água tem passado por constantes reformas e mudanças. Quais serão as mudanças e o que motivou as mesmas?

Pasquim: No espelho d’água havia vários problemas crônicos em duas bacias de água, entres eles podemos destacar, falta de reposição de água, falta de aeração, infiltrações. Tudo isto fez que lá funcionasse como um grande criatório de mosquitos. Os moradores da região solicitaram ao Prefeito uma solução. Após levantamento técnico, ficou comprovado que o melhor é mais “barato” seria o aterramento é assim foi feito. As mudanças já estão sendo feitas, e são: construção de pergolado, novo paisagismo, instalação de luminárias de LED com nova fiação o que acabará com problema de queda constante dos disjuntores. Reforma da bacia d’água que ficou, transformando em um lago ornamental.

 

JS: Outra reclamação constante é quanto a limpeza e manutenção das praças. Como é realizada às mesmas?

Pasquim: Às praças estão dentro do cronograma de conservação adequada, o que ocorre é que nesse período chuvoso (chuva e sol) o crescimento é acelerado!

 

JS: Nesta virada do ano com as chuvas e sol, muitos lotes necessitam de limpeza. Existe alguma campanha para realização do mesmo recente? Será realizada alguma ação conjunta com o Sefaz para combinar com multas a IPTU?

Pasquim: Campanhas já estão sendo divulgadas pela secretaria de comunicação, quanto o sistema de cobrança, este foi aperfeiçoado e todos, digo todos proprietários de terrenos que não fazem a limpeza, estão sendo autuados. Aqui abro um parêntese para esclarecer que a Prefeitura não é obrigada a fazer a limpeza (geral) em áreas privadas, pois não é justo o cidadão que cumpre suas obrigações pagar pelo que não cumpre. Sendo assim só estamos dentro das normas quando o departamento de Endemias da secretaria de saúde nos solicita a limpeza geral do terrenos após a mesma ter feito uma vistoria e constatado ser problema para saúde pública ( escorpiões, mosquitos da dengue, insetos diversos, etc.). O que fazemos mais constante são roçagem de mato em terrenos após o proprietário ser notificado e multado. Roçamos e enviamos a cobrança, pois como já dissemos não é justo todos pagar por alguns.

 

JS: Existe uma confusão constante quanto às funções de sua pastas e da pasta de obras ou outras atividades. Quais são as funções que cabem a sua secretaria?

Pasquim: A secretaria de Ação Urbana é abrangente, cabendo a nós a responsabilidade sobre : Cemitérios, Rodoviaria, Viveiro, Iluminação Pública, Limpeza Pública, Praças, parques e jardins, Paisagismo Urbano, Fiscalização de Posturas. É comum as pessoas ligaram solicitando “tapa buraco, limpeza ou construção de bueiros, meio fios, etc” esses são atribuições da secretaria de infra estrutura urbana.

 

JS: Como vc vê estes dois anos de gestão e quais os projetos que devem ser aguardados para 2019?

Pasquim: Quando chegamos na secretaria de ação urbana como diretor, o secretário Francisco Grimaldi (Chico KGL) nos solicitou um levantamento do que tínhamos para trabalhar, foi uma surpresa, não tinha nenhuma máquina funcionando, mais a grata surpresa foi que tinha uma equipe de funcionários altamente competentes e motivados a transforma para melhor aquela triste realidade, é assim o fizeram, todos imbuídos em colaborar deram e dão o seu melhor. A eles meus sinceros agradecimentos. Outro motivo de orgulho foi a população, que entendeu ser ela a pessoa mais importante para termos uma cidade mais limpa, organizada e melhor para viver.

Quanto aos projetos podemos destacar que esse ano o Prefeito entregará a população a conclusão do parque Interlagos/jatobá, parque na região do Veneza e a construção do parque de eventos que será construído no início da avenida barrinha, antiga cerâmica. Esse espaço será utilizado na realização de eventos e datas comemorativas!

Em um recadinho final Pasquim deixou seu desejo à todos: Desejamos a toda população rioverdense um feliz 2019, de paz, saúde e prosperidade a todos. Precisamos e contamos com o apoio da população, somente juntos poderemos fazer acontecer! Muito obrigado.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: