quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Nos últimos dois anos o primeiro atendimento do sistema de saúde de Rio Verde melhorou bastante, mas o segundo, seja para retorno, entrega de exame ou serviços assim ainda é causa de muita reclamação da população. O secretário de Saúde, Eduardo Ribeiro esclarece a situação.
"O atendimento básico é fundamental pois deve resolver de 80 a 90% dos problemas de saúde da cidade. Por isso foram investidos muitos recursos nessa área. Os atendimentos especializados são um assunto que foge da gestão do município", explica Eduardo, "tivemos um abandono do auxílio do estado. Tentamos ampliar os atendimentos, criamos atendimentos especializados e trouxemos procedimentos que antes não existiam na rede. Desde que tenhamos capacidade e condições de promover melhorias faremos isso. Mas temos limitações".
Eduardo exemplifica que em 2016 a Secretaria de Saúde disponibilizava, por mês, 120 consultas com neurologista à população. Hoje são 480 consultas, e segundo o gestor só não há mais porque não há mais médicos nessa categoria. Por isso é sentida uma falta dos atendimentos especializados, pela falta de alguns profissionais. "Na saúde quanto mais há oferta, mais há procura", diz.
O gestor também conta que houve uma migração do serviço de saúde particular para o serviço público, justamente porque o atendimento melhorou muito. Eduardo explica que os atrasos para retorno são normais, e não são exclusivos da rede pública.
Para o ano que vem, Eduardo afirma que a Secretaria de Saúde já providencia melhorias. Ele informa que a partir do ano que vem a Secretaria utilizará um sistema de prontuário eletrônico, no qual o cidadão se cadastra com seu número de CPF. Assim a Secretaria tem acesso a todos os procedimentos médicos do paciente e também pode racionalizar os serviços para atender mais pessoas.
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