quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
A Secretaria de Educação da prefeitura de Rio Verde prestou na tarde de ontem, quinta-feira (12), uma homenagem com entrega de medalhas e menção honrosa para os estudantes e seus respectivos professores e escolas, devido à participação deles na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP/2019).
Foram mais de 18 milhões de estudantes de todo o Brasil que realizaram a avaliação, entre eles, cerca de cinco mil alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino rio-verdense.
"São 18 milhões de alunos que participam desta olímpiada e nós trouxemos muitas menções honrossas e medalhas para nosso município, e é mérito de nossos professores e alunos que estão se dedicando muito.", afirmou o Secretário de Educação, Miguel Ribeiro.
A olimpíada é dividida nos níveis 1, 2 e 3, com apenas os três primeiros colocados sendo premiados pela OBMEP com medalhas e o restante dos participantes que atingirem uma boa nota, recebem uma menção honrosa. Dois alunos de Rio Verde conquistaram medalhas, uma de prata e outra de bronze.
O João Vitor, aluno do 9° ano no colégio Professora Selva Campos Monteiro, conquistou a medalha de prata do nível 3. "A professora Neades preparou a gente o ano inteiro, se baseando nesta prova e na prova Brasil, e eu também estudei sozinho em casa para me preparar e esse segundo lugar significa muito porque é minha primeira conquista.", disse o jovem.
— Jornal Somos (@JornalSomos) December 12, 2019
Competindo pelo nível 1, o estudante do 6° ano na escola Luiz Alberto Leão, Henrique Vieira, conquistou a medalha de bronze. "Eu estava muito nervoso na hora da prova, mas procurei acabar com esse nervosismo e fazer uma boa prova, mas não esperava ganhar uma medalha logo de cara." afirmou o garoto.
— Jornal Somos (@JornalSomos) December 12, 2019
"Desde 2018 a gente vem preparando os alunos com aulas inclusive aos sábados, com materiais e conteúdos de acordo com a olimpíada, e é uma sarisfação muito grande ver os resultados e saber que o mérito é deles. Não tem coisa melhor para um professor do que o êxito de seus alunos.", pontuou o Orientador de Matemática da Secretaria de Educação Jorge Lima.
Os alunos medalhistas ganham também a oportunidade de participar dos programas de iniciação científica da Universidade Federal de Goiás (UFG) e bolsas de estudo em universidades. A ideia da competição é estimular o estudo da matemática, identificar jovens talentosos, incentivar o ingresso dos estudantes em áreas científicas e tecnológicas e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.