quinta-feira, 25 de abril de 2024

Rio Verde

Saúde permite tomar vacinas da Influenza e Covid juntas

POR | 22/12/2021
Saúde permite tomar vacinas da Influenza e Covid juntas

Montagem: Instituto Butantan e Governo de São Paulo

C

Com a atual situação de epidemia do vírus H3N2 no Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Verde lembra que a última portaria do Ministério da Saúde quanto ao intervalo entre as vacinas da Covid e Influenza afirma que não há problema de que as vacinas sejam tomadas juntas. De acordo com a diretora da Unidade em Vigilância em Saúde, Marina Porto, no início como não se sabia exatamente quais as consequências de ter as doses unificadas ou aplicadas próximas, optou-se por manter o intervalo de efetivação da dose no organismo, que seria de no mínimo 14 dias, entretanto agora com os estudos já se sabe que podem ser tomadas juntas.

 

“No início da campanha da Covid foi orientado pelo Ministério da Saúde, porque como ainda era uma vacina nova e não tinha estudos suficientes sobre essa intercambialidade entre as vacinas, foi orientado pelo Ministério da Saúde a não vacinação da Covid com outras vacinas. Porém com o passar da campanha, com novos estudos, o Ministério da Saúde emitiu uma nota justamente para falar que não precisa mais desse intervalo entre vacinas”, descreveu a diretora.

 

 

Rio Verde até a última atualização tinha 15 casos confirmados de H3N2 e 22 suspeitos em investigação. Isso segundo o comunicado publicado hoje pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde. (leia o comunicado na íntegra ao final da matéria)

 

 

No mesmo comunicado ainda aproveitasse para lembrar quais os sintomas e onde deve ser procurado caso seja necessário atendimento. “Os sintomas são os mesmos da gripe, como febre, dor muscular e de garganta, tosse seca e desconforto respiratório. As pessoas que apresentarem estes sintomas de forma persistente devem procurar atendimento na UPA ou nas Clínicas da Família.”

 

 

E sobre isto o secretário municipal da Saúde, Djan Barbosa, lembra que com a necessidade de mais cuidados da população, mesmo com o recesso, duas Clínicas da Família estarão funcionando aos finais de semana nos bairros Anhanguera e São Tomaz. E ainda que todas as outras Clínicas que funcionam de segunda à sexta ficarão abertas entre 07h às 19 horas.

 

 

Djan ainda aproveitou para explicar que ontem (21) aconteceu a recepção e reunião com uma equipe de especialistas do Ministério da Saúde para ajudar na análise, controle e estratégias contra a H3N2. “Todos os nossos pacientes confirmados estão com sintomas leves e sendo tratados, e sempre vamos fazer o melhor para que a situação possa ser normalizada o quanto antes”, resumiu ele

 

 

O gestor da pasta ainda completou sobre importância de que todos que ainda não vacinaram este ano procurem as salas e se vacinem, sendo que a dose é para pessoas a partir dos 06 meses de idade. Os locais são as Clínicas da Família do Popular, Martins, Gameleira, Laranjeira, Morada do Sol, São Tomaz, Valdeci Pires, Vila Borges e distritos, com horário de atendimento entre 7h30 às 17h.

 

COMUNICADO

A Prefeitura de Rio Verde esclarece que, assim como está ocorrendo em centenas de cidades brasileiras, nosso município também detectou a circulação do vírus Influenza H3N2.

Não há motivo para pânico e pedimos cautela e bom senso diante de comentários alarmistas que circulam nas redes sociais.

Alguns casos já foram confirmados e outros ainda aguardam resultados laboratoriais.

Todos eles são tratados com transparência e informados para a população. Até a tarde desta terça-feira, 21/12/2021, haviam sido confirmados 15 casos positivos.

A Secretaria Municipal de Saúde trabalha com o foco na realização de exames para detectar os casos e tomar as medidas necessárias.

Os sintomas são os mesmos da gripe, como febre, dor muscular e de garganta, tosse seca e desconforto respiratório.

As pessoas que apresentarem estes sintomas de forma persistente devem procurar atendimento na UPA ou nas Clínicas da Família.

As medidas para a prevenção são as mesmas da Covid-19, como higienização das mãos, uso correto da máscara, evitar aglomerações e locais fechados, assim como evitar levar as mãos ao rosto. Além, é claro, da vacinação contra a gripe.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: