quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Durante a manhã de hoje (3), um ouvinte da Rádio Líder 95FM fez uma reclamação à Saneago. Matheus Renato, morador do Bairro Santo Agostinho, reclamou que estava sem água desde o meio-dia de segunda-feira (01/10). Ele confirmou que não possui débitos junto à Saneago e ainda reclamou que quase todos os dias após o almoço falta água, mas que dessa vez o problema foi maior, já que estava durando quase 48 horas. Ele já ligou no Serviço de Atendimento ao Consumidor mas a resposta é que teria que aguardar mais 24 horas para a visita de um técnico e reclamou da demora, já que a água reservada estava acabando.
Em nota oficial dada ao Jornal Somos, a empresa de saneamento confirmou que o cidadão estava sem água, e que a reclamação do ouvinte foi registrada na empresa hoje, às 7h. A equipe esteve na residência hoje pela manhã e conseguiu reestabelecer o fornecimento de água. A Companhia também se colocou à disposição do cliente, para mais informações. Entramos em contato com Matheus, que confirmou a visita dos técnicos após a leitura da reclamação pela manhã na rádio.
Ao fechar a matéria, recebemos uma reclamação de Francisco Djean, morador do Bairro Martins, que também denunciou a falta de água em sua rua. Um segundo leitor do jornal que preferiu não se identificar também confirmou que estava sem água em sua residência, localizada no Jardim América. Entramos em contato novamente com a Saneago, mas até o fechamento dessa matéria não tivemos uma resposta.
A empresa se mostra transparente à imprensa, junto à BRK Ambiental. No último dia 28, conforme relatos, a água teria sido contaminada por conta de um ligamento de um cano de esgoto por engano numa encanação de água hidratada que abastece as casas do município. “Muito mal cheiro”, relataram moradores do bairro Jardim América. Ainda na manhã de quinta-feira, através do programa Papo Líder da rádio Líder 95 FM, um ouvinte chegou a enviar um vídeo mostrando a água suja saindo da torneira da pia.
Em nota, o coordenador de Operação e Manutenção da empresa BRK Ambiental, Ruy César Marques de Vasconcelos, informou que realmente ocorreu um engano da equipe.
“A nossa equipe estava fazendo uma ligação no esgoto e ao fazer a escavação para achar uma tubulação, foi encontrada uma tubulação de água. As duas tubulações estavam juntas com um palmo de distância uma da outra, o que não é permitido de forma alguma, justamente para esse tipo de problema não acontecer. Atrás da Saneago existe uma rede antiga que a gente herdou, e o cliente pediu a ligação, e quebrou as duas redes ao mesmo tempo. No mesmo momento em que notaram o erro, acionaram a Saneago imediatamente. Após fecharam o registro, começou abaixar o nível, entrando um pouco do esgoto, logo depois, começaram a fazer descarga da rede. A descarga foi feita em quatro pontos diferentes, a água tem cloro justamente para matar os microrganismos e lavar a rede também. Mas, realmente aconteceu esse imprevisto. Já foram realizadas as descargas, e não terá mais esses imprevistos”, informou o coordenador.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.