sexta-feira, 26 de abril de 2024

Rio Verde

Saiba quais são os riscos e as vantagens do treino em casa

POR Jornal Somos | 13/01/2019

Profissional de educação física fala sobre as vantagens e os riscos do exercício realizado em casa

Saiba quais são os riscos e as vantagens do treino em casa
C

Cuidar do físico é uma ansiedade que para muitos acontecem na chegada do verão, a temporada faz até com que as pessoas optem por se exercitar sozinho e na própria casa. Emagrecer, manter o peso e ter um corpo pensado como ideal, está nos objetivos da maioria das pessoas atualmente por questão de “status” ou por questão de saúde mesmo. Mas como tudo que exige esforço, também  tem seus riscos nos quais devemos nos atentar.

 

 

Para explicar melhor sobre as vantagens e os riscos do exercício realizado em casa, o profissional de educação física Douglas Henrique Bernardes dos Santos cedeu ao JORNAL SOMOS dicas importantes em uma entrevista.

 

 

Conforme a opinião de Douglas, tanto o exercício feito em casa quanto realizado em uma academia, exige que a pessoa se permaneça ativa.

 

 

“Minha opinião sobre exercícios, independentemente se é feito em uma academia com uma estrutura boa ou se é feito em casa, é de extrema importância que a pessoa se mantenha ativa, que se mantenha praticando atividade física evitando o sedentarismo, que hoje é muito alto e só de estar se movimentando, praticando atividade física em casa, a pessoa estará trabalhando o sistema cardiovascular, estará enrijecendo a musculatura, fazendo atividade física estará também queimando calorias que é essencial por que a gente consome bastante e também precisamos eliminar. Então o exercício em casa, quando a pessoa é ativa, é extremamente positivo”.

 

 

Segundo o educador, para uma pessoa optar por se exercitar em casa é importante que ela tenha um certo conhecimento de alguns exercícios, caso a pessoa não tenha nenhum conhecimento de como se exercitar, ele orienta:

 

 

 “Minha primeira orientação é que a pessoa procure um professor para que ele possa estar ensinando alguns exercícios. A dica é que essa pessoa procure bastante conhecimento com um professor ou até mesmo pela internet, que hoje encontramos variados vídeos que dão orientações de pelo como a pessoa pode realizar os movimentos e os exercícios físicos em casa. Mas é mais importante que a pessoa procure um personal ou um professor para orientá-la e ensiná-la a realizar os exercícios e passar variações, isso é muito importante para a pessoa evitar lesões e poder realizar uma atividade física saldável e segura”.

 

 

Os exercícios realizados em casa podem sim gerar resultados mas para isso depende muito do objetivo da pessoa,  “vai variar muito do objetivo da pessoa, se for só saúde, emagrecer um pouco, enrijecer a musculatura, criar uma certa resistência ou uma força muscular, dá para conseguir sim, o que não é possível adquirir é o ganho da massa magra que para isso irá necessitar de outras variáveis, mas esses que eu citei é possível conseguir sim. É importante que a pessoa conseguir conciliar com algum professor, não precisa necessariamente para acompanhamento diário, mas que seja um professor que passe treinos mensais, como uma consultoria para que consiga variações nos treinos em casa”  explica o educador. 

 

 

 

Ele também explica os riscos que uma pessoa pode ter por se exercitar em casa sem nenhum conhecimento. “Os maiores riscos é de uma pessoa ter uma lesão, por falta de um acompanhamento, fazer um exercício de mal jeito, mal executado, às vezes fazer de mais, trabalhando o mesmo músculo pode também ocasionar em uma lesão. Então o único risco é a lesão, porque como o treinamento em casa não tem muito levantamento de peso, não tem carga, também não vai ter muito o risco de ser prejudicado em aparelhos mas, é possível ter o risco de execução errada que pode levar a uma lesão”.

 

 

 

Além dos riscos, treinar em casa também tem lá suas vantagens, Douglas afirma essa ideia. “Acho que a maior vantagem de treinar em casa é a praticidade, é muito rápido, a pessoa já vai estar em casa, pode sair do cômodo onde treinou, tomar seu banho, pode então realizar no horário que ela decidir e puder e o melhor é que não tem custo algum, nem com a academia e nem com o deslocamento, o que torna o treino em casa mais barato e mais prático”.

 

 

 

Douglas acrescenta com suas orientações: “Eu sempre indico, procurar o profissional da educação física para estar realizando uma avaliação e passar o que precisa ser feito para que a pessoa consiga alcançar seus objetivos. Se essa pessoa quer treinar em casa, ela pode, desde que ela tenha esse acompanhamento para que pelo menos ela tenha uma orientação de quais exercícios fazer. Mais para frente indico que essa pessoa vá para a academia, porque lá ela conseguirá os resultados mais rápido, com ajuda aparelhos e com uso de alguns pesos que é muito importe para ter um resultado melhor e mais satisfatório”.

 

 

Por fim, com todas as dicas do educador deixadas nesta matéria, não vá realizar nenhum tipo de exercício sem antes consultar um instrutor. Cuide do seu corpo sem se prejudicar depois.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: