sexta-feira, 29 de março de 2024

Rio Verde

Saiba como cuidar corretamente da saúde dos ouvidos

POR Jornal Somos | 31/08/2018
Saiba como cuidar corretamente da saúde dos ouvidos
T

Ter ouvidos saudáveis é fundamental para ter uma boa saúde em geral. Cuida-se bastante de outras partes do corpo e os ouvidos acabam ficando a deriva. Apesar disso, eles desempenham um papel essencial no bem-estar geral, por isso é fundamental garantir que eles recebam muito cuidado e atenção.

 

Desde limpar corretamente até a proteção da audição, existem diversos fatores que podem afetar a sua audição, e, em muitos casos, causam as mais variadas infecções, ocasionando em sintomas como dor, perda temporária da audição, sangramento, entre outros. Saiba como cuidar corretamente da sua saúde do ouvido.

 

  • É importante reduzir o número de aparelhos sonoros funcionando ao mesmo tempo, e tentar mantê-los em volume baixo. Também, é recomendado que se utilize reprodutores de música por pouco tempo, cerca de mais ou menos uma hora por dia e manter o volume abaixo de 60%. Quando você estiver em uma situação onde tem som muito alto, use protetores de ouvido, como tampões de ouvido, quando estiver em um show ou use um dispositivo de proteção de ouvido quando estiver usando ferramentas elétricas.
  • Não introduza objetos no ouvido, nem sequer cotonetes de algodão, pois poderá danificar a membrana, o interior ou provocar entupimento, empurrando a cera para dentro. Para limpar o excesso de cera, utilize um pano umidificado com água morna.
  • Caso note alguma dificuldade para ouvir, e, principalmente, se sentir algum tipo de incômodo, procure um otorrinolaringologista, médico responsável pela área, evitando se automedicar.

 

Outra dica importante é ir freqüentemente ao médico para realizar uma limpeza geral. Um exame auditivo anual é recomendável, sobretudo para as pessoas com mais de 50 anos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: