quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Rio Verde

Rodeio e fé no mesmo lugar

POR Jornal Somos | 09/07/2018

O diretor de rodeio Lauro Roberto Dias fez uma visita ao Jornal Somos e contou tudo sobre fé e título de melhor rodeio confira.

Rodeio e fé no mesmo lugar

Redação Jornal Somos

D

Devoção, fé, gratidão, espetáculo, trabalho bem feito e o melhor rodeio em touros do Brasil em um só lugar. Saiba, também, porque Nossa Senhora Aparecida é o símbolo da festa e porque temos na nossa cidade o melhor rodeio em touros de todo país.


O diretor de rodeio Lauro Roberto Dias fez uma visita ao Jornal Somos e contou tudo sobre fé e título de melhor rodeio, confira:


Com seu conhecimento e devoção a Nossa Senhora, poderia explicar por que ela é símbolo do rodeio?

Eu já estou há quase 35 anos no meio do rodeio e quando me envolvi já havia isso. A informação que temos disso é que grande maioria dos competidores são do estado de São Paulo e é justamente onde está a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que é em Aparecida do Norte. Então, como tem aqui o Divino Pai Eterno, o pessoal faz romaria, anda a pé, em São Paulo também existe a mesma coisa. Gente do Brasil inteiro anda na via Dutra, na Anhanguera, Bandeirante, tudo que dá acesso a dom Pedro, à Aparecida do Norte. Gente de cavalo, de mula, a pé, de caminhão, de ônibus, tudo para ir lá. Lá é um negócio que já é mais antigo que o Divino Pai Eterno. Parece que tudo começou primeiro com os milagres de Nossa Senhora Aparecida e isso atraiu muita gente, muitos devotos. E os competidores carregam embaixo do chapéu uma imagem de Nossa Senhora, é quase que unanime. Se você entrar no fundo da arena, ficar lá nos bretes, junto com os competidores e falar ''levanta seu chapéu'', vai ver que embaixo tem uma imagem de Nossa Senhora. Então, é uma devoção muito grande e eu acho que é mais assim. Envolveu justamente por ser mais antiga e por ser do estado de São Paulo, onde está o berço do rodeio. Os rodeios grandes do Brasil hoje, a não ser o de Rio Verde, estão todos no estado de São Paulo. A grande maioria dos profissionais de rodeio é devota de Nossa Senhora, não só os competidores, mas os profissionais de um modo geral.

Novidades desse ano


Esse ano na abertura do rodeio entrará uma imagem bem alta, com uma pessoa cantando a música de Nossa Senhora. Todo ano a gente faz algo, e alguns ex-locutores às vezes não fazem. Aqui mesmo já tivemos um problema desses. Os peões ficaram revoltados, porque a imagem passou e não houve referência à ela. É o que estou te falando, o pessoal se envolve muito com o rodeio.

 

As pessoas dizem que o rodeio de Rio Verde é o maior do país, mas na verdade é o melhor, por que?


Na realidade ele não é o maior, ele é o melhor. O pessoal às vezes confunde o título que a gente ganhou. Temos 12 troféus de reconhecimento, é o de melhor rodeio em touros, não o maior, o maior é o de Barretos, de Americana, outros rodeios são maiores do que o rodeio de Rio Verde. O nosso foco é o rodeio em touros, os outros focam em touro, cavalos, provas de tambores, apartações, várias outras modalidades e aqui não, o foco é o rodeio em touros. Por eu estar há muito tempo convivendo no meio dos competidores, no meio dos tropeiros, acabei aprendendo do que eles gostam., Desde a época de estudante comecei a estar envolvido com isso, comecei a montar em rodeio universitário, essas coisas. Sempre me envolvi no meio dos competidores, no meio dessas pessoas simples, humildes, você fica lá no fundo do brete e vai jantar com ele, dorme em uma pensão, em um hotel para pegar informações e eles transmitem tudo isso para você. Eu fui colocando em prática tudo o que eles almejavam em um rodeiro, até que, em 2001 veio o reconhecimento de melhor rodeio em touros do Brasil e de lá pra cá nunca mais perdeu, o foco é esse. Um rodeio de ponta igual a esse aqui você não acha. Nosso foco é valorizar cada um dos profissionais, desde os mais humildes até os mais importantes. Oferecer um bom tratamento, colocar ele em um hotel bom, oferecer alimentação, fazer seguro de vida para eles, cumprir os horários, dar uma premiação que realmente eles merecem. Então, você vai observando todos esses detalhes e, com isso, acaba fazendo um rodeio bem próximo dos 100%, fazendo com que eles saiam daqui bastante satisfeitos, contentes e consequentemente você acaba agradando o povo. Eu estou fazendo 30 anos à frente do rodeio. Tive a oportunidade de fazer isso aqui, da estaca zero, quando ninguém tinha conhecimento de rodeio, muito humilde, muito simples, arquibancada para 100 pessoas, e desde então tudo isso foi crescendo. Apresentei para a diretoria a importância e quando o Dr. Juraci entrou no sindicato, deu uma maior liberdade para isso. Ele fez um projeto para transformar o nosso rodeio em um rodeio de ponta no Brasil e nunca imaginava que teríamos o título de melhor rodeio em touros do Brasil e queria estaríamos entre os 3 principais do Brasil

Como é o reconhecimento pelo rodeio?


Você pode ter certeza que em qualquer lugar e falar que é de Rio Verde, as pessoas que conhecem vão falar que você é da terra do melhor rodeio do Brasil. Isso dá muito orgulho, principalmente para nós que estamos à frente. Às vezes eu paro no posto e as pessoas veem minha placa e falam do rodeio, eu dou meu cartão e eles falam que tem vontade de conhecer o rodeio daqui.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: