quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Um suposto aumento no valor cobrado pelo uso da água está sendo motivo de insatisfação e justificativa para denúncia por parte da população rio-verdense, que começou a notar um crescimento na conta a partir da troca do hidrômetro, realizada pela BRK Ambiental.
Segundo os cidadãos, não houve qualquer motivo aparente que justificasse o aumento da cobrança, como a modificação da rotina da casa, gerando um maior consumo de água, bem como vazamentos nas tubulações. Mesmo sem alterações, valores mais altos foram notados após a instalação de novos medidores.
Procurada, a BRK Ambiental, que é subdelegatária da Saneago no município de Rio Verde, informou que a troca de hidrômetros é uma ação preventiva que deve ocorrer, segundo o Inmetro, a cada cinco anos, e que esta medida não gera mudanças na quantia cobrada na conta de água.
Leia na íntegra a nota enviada pela BRK Ambiental
A BRK Ambiental – subdelegatária da Saneago em Rio Verde – está realizando a troca preventiva de hidrômetros que apresentam desgastes pelo tempo ou que estão com a vida útil vencida. Todos os hidrômetros instalados pela empresa são certificados pelo Inmetro, que recomenda a substituição a cada cinco anos.
Ressaltamos que o hidrômetro apura o consumo de água dos imóveis e é indispensável para garantir o uso consciente. Dependendo do período de utilização e das condições de conservação, o equipamento se deteriora e a medição deixa de ser feita de forma exata. A troca do aparelho, por si só, não ocasiona alterações expressivas na conta. Fatores como vazamentos nas instalações hidráulicas internas e o período de altas temperaturas podem causar aumento do consumo e elevação do valor da fatura.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.