quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Segundo as informações publicadas pelo Governo de Goiás, a partir do dia 03 de dezembro Rio Verde terá em funcionamento as duas primeiras redes privadas com tecnologia 5G de Goiás. As duas estações funcionarão no Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), que será inaugurado no mesmo dia por meio de parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiá (Fapeg)s e o Instituto Federal Goiano (IFG), unidade Rio Verde.
O tema já era esperado desde o anúncio feito pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) em visita à cidade referência em Goiás no início de agosto. (clique e leia mais) LINK JORNAL SOMOS. Segundo Caiado, a novidade foi um pedido da gestão estadual atendido pela diretoria da multinacional chinesa Huawei, que reconheceu o polo tecnológico instalado na região.
“Rio Verde é referência hoje em tecnologia. Seja com a Tecnoshow, seja com a capacidade produtiva, a área de pesquisa aqui instalada. Por todos esses estímulos, essa cidade é merecedora daquilo que indiscutivelmente será um marco”, anunciou.
— Jornal Somos (@JornalSomos) November 18, 2020
A tecnologia será fornecida com autorização experimental concedida por um ano e, além dos laboratórios do Ceagre, que testarão o uso de inteligência artificial e outras aplicações para a agricultura, será utilizada em drones na propriedade rural.
“Nós já somos os melhores que produzem alimentos. Agora, desenvolvermos nossa própria tecnologia, nossas soluções do dia a dia para a produção de alimentos”, disse o prefeito Paulo do Vale na época.
O Centro contará com investimentos de R$ 15 milhões da Fapeg em cinco anos, sendo que R$ 2,5 milhões já foram repassados para o IF. O Centro será construído com tecnologia modular e vai reunir cerca de 60 profissionais da inovação que vão trabalhar com foco em soluções tecnológicas. O titular da Secretaria Geral da Governadoria disse que a tendência é de que o funcionamento seja permanente.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.