terça-feira, 16 de abril de 2024

Rio Verde

Rio Verde tem recorde de máxima temperatura e ainda pode esquentar e secar mais

POR | 01/10/2020
Rio Verde tem recorde de máxima temperatura e ainda pode esquentar e secar mais

Ilustração

Os termômetros do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) apontaram aproximadamente 40ºC em Rio Verde, ontem, quarta feira (30).Isso segundo o professor e climatologista Gilmar Oliveira Santos, que é responsável pela Estação de Metereologia em Rio Verde. Segundo ele, os registros que tem quase 50 anos tiveram a marcação mais alta de temperatura já registrada no município, 39,6°C. Confira o vídeo a seguir.

 

 

 

 

O Cimehgo destacou ainda que, na mesma data, em Aragarças, no oeste goiano, a temperatura chegou aos 42ºC - a mais alta do estado em 2020. E essa agora pode ser a máxima para os próximos dois dias para as cidades de Rio Verde e Jataí segundo a perspectiva de temperaturas do Climatempo. O gerente do órgão, André Amorim, explica que as altas temperaturas são resultado de uma massa de ar quente e seco que predomina na região central do país.

 

 

Outro ponto que afeta a saúde e sensação térmica atualmente são as baixas de umidade. De acordo com o Centro goiano, a baixa umidade do ar é preocupante no estado. Em Rio Verde a taxa chegou aos 9% - estado considerado de "emergência". E a situação ainda pode piorar, pois o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para o Centro Oeste para essa semana, indicando que a qualidade do ar está piorando por causa da fumaça das queimadas e que já atingiu uma classificação considerada "péssima".

 

 

Com isso, o órgão traz as seguintes orientações:

 

  • Não fazer quaisquer atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h;
  • Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
  • Usar hidratante para pele e umedecer o ambiente;
  • Evitar bebidas diuréticas, como café e álcool;
  • Tomar água à vontade .

 

 

Fonte: CIMEHGO, CLIMATEMPO, INSTAGRAM E INMET

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: