sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O pesquisador responsável do Laboratório de Fitopatologia do Sindicato Rural de Rio Verde, o Estevem Costa, confirmou nesta quarta-feira (19/01) sobre o 2º caso de ferrugem asiática descoberta em Rio Verde. O primeiro caso foi confirmado no dia 12 de janeiro de 2022, e na data de ontem (18) obtiveram o resultado do segundo caso.
Os casos foram registrados no município de Rio Verde, pela parceria do Sindicato Rural, Xecape Rural e Gapes (Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano) que realizaram o monitoramento na região.
Segundo Estevem, nos dois casos confirmados, ambas estavam no estagio R-5, na fase de enchimento do grão, sendo detectado cultivagem em ciclo médio.
Os produtores, além da checagem no campo, podem coletar as folhas e levar para Laboratório de Fitopatologia, que fica na Casa do Produtor dentro do Parque de Exposições, para que seja analisado se as folhas estão livres da ferrugem asiática. Esse monitoramento é importante para que seja detectado de forma precoce, facilitando no manejo e evitando grandes percas.
Para que seja feito o analise nas folhas, o produtor não precisa ser associado ao Sindicato Rural, além disso, os produtores da região também podem contar com o laboratório para realização da pesquisa.
O Gapes orienta aos produtores que reduzam o tempo da aplicação de fungicidas para 14 dias, e utilizem multissítios. Além disso, o residual da ultima aplicação, deve alcançar pelo menos 20 dias antes do ciclo da soja.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.