quinta-feira, 25 de abril de 2024

Rio Verde

Rio Verde recebeu 2,7 mil doses da vacina AstraZeneca

POR | 26/01/2021
Rio Verde recebeu 2,7 mil doses da vacina AstraZeneca

Reprodução de vídeo

S

Segundo informações divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), a regional de Saúde em Rio Verde recebeu 2,7 mil doses da vacina AstraZeneca ontem a tarde, segunda feira (25/01/2021). No total, a SES-GO recebeu 65.500 imunizantes que estão sendo divididos em 22 regionais. Ainda de acordo com os dados do Estado, a cidade de Rio Verde recebe a 4ª maior quantidade no estado, ficando atrás da capital Goiânia que ficou com a maior remessa, 22 mil doses, e hoje mesmo, terça feira (26/01) já iniciou a vacinação destas novas doses.

 

 

Na sequência das quantidades de doses, em segundo ficou Aparecida de Goiânia com 5 (cinco) mil doses e Anápolis com 4,1 mil doses. De acordo com a secretaria o número de doses que cada regional recebe é estabelecido de acordo com a população. No sudoeste goiano, entre as cidades que receberam quantidades de doses maiores ainda pode-se citar Itumbiara que recebeu 1.410 e Jataí 940 doses.

 

Crédito: SMS/Goiânia 

 

 

A secretaria municipal de Rio Verde confirmou o número de doses, mas não informou como serão distribuídas, entretanto acreditasse que seguirá as orientações do Estado. O secretário estadual, Ismael Alexandrino, afirmou que diferente da Coronavac, esta dose pode aguardar um tempo maior para receber a segunda dose, o que possibilita a aplicação 100% das doses como 1ª etapa de imunização da população. E ainda, que as doses sejam exclusivas a trabalhadores de saúde que atuam no combate ao coronavírus. Os primeiros imunizados deverão ser aqueles que atuam em hospitais de campanha ou de referência. Posteriormente, a campanha segue com funcionários das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências (Siate); Unidades Básicas de Saúde (UBSs);  Consultórios/ Laboratórios. Eles seguem, desta forma, os critérios do Plano de Imunização.

 

 

Sobre os possíveis “fura-fila”, o Ministério Público de Goiás, recomendou que as prefeituras publiquem em seus portais oficiais a lista dos nomes e sobrenomes das pessoas que receberam a dose, mas gerar mais transparência. (clique e leia mais)

 

 

Ismael ainda falou sobre as pessoas que receberam a primeira dose de forma irregular, explicando que recomenda que esta pessoa receba agora a segunda dose, “porque se não a gente além de ter perdido oportunidade de vacinar quem deveria, ainda perde a eficácia da dose aplicada”, descreveu ele.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: