quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Nesta quinta-feira (08/04), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou a 120 laboratórios para aulas práticas que serão entregues à rede pública de Goiás. Eles serão distribuídos em 86 Centros de Ensino em Período Integral (Cepi), em 50 municípios goianos.
Entre os contemplados está Rio Verde. Segundo a coordenadora regional de Educação de Rio Verde, Karen Proto, a Cepi Maria Ribeiro Carneiro receberá dois laboratórios, sendo um de Biologia e outro de Física. O valor de investimento deles é de R$ 75.700,00. Karen aproveitou a entrevista dada ao Papo Líder, da rádio Líder 95FM, para lembrar que estes não foram os únicos investimentos feitos e que estão sendo desenvolvidos na rede pública de ensino estadual. "Fizemos manutenção de todas as unidades e já está pronto e aprovado verbas para outros projetos, como a construção ou cobertura de quadras de esportes de algumas unidades de Rio Verde. É muito investimento que estamos recebendo"
Ontem mesmo o governador visitou as instalações do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Luís Perillo, no Bairro Goiá, em Goiânia. Na unidade ele fez a entrega de dois laboratórios. Em todo o Estado, serão 60 laboratórios de biologia e 60 de física que vão subsidiar a formação de centenas de alunos do ensino médio da rede pública estadual nessas disciplinas.
De acordo com Caiado todos os equipamentos já estão disponíveis e, a partir desta quinta-feira, os avisos aos Cepis já começaram a acontecer.
Para equipar os espaços, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai investir mais de R$ 4,5 milhões, verba proveniente do governo federal. O recurso vai garantir a aquisição de itens como microscópios, conjuntos de lâminas preparadas para o ensino médio, modelos didáticos relacionados ao corpo humano, conjuntos para estudo da dilatação, conjuntos de mecânica, painel para hidrostática, frascos, pipetas, lupas, e materiais didáticos.
Os novos ambientes vão dinamizar o processo de aprendizagem, auxiliar na realização de práticas experimentais e ainda adequar as aulas para o desenvolvimento integral dos estudantes, conforme prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir das aulas práticas, os alunos terão, ainda, maior contato com o fazer científico, o que contribui com o interesse pela área ainda na educação básica.
Fonte: Seduc-GO
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.