sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Rio Verde ter sido escolhida para ser o primeiro município de Goiás, que será o primeiro Estado no país, a receber a tecnologia 5G não é a grande novidade já que havia sido anunciada desde agosto de 2020 quando o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), esteve na cidade para inaugurações estaduais.
A novidade anunciada agora pelo Governo do Estado de Goiás é o lançamento oficial da rede de internet móvel de quinta geração (5G) para o agronegócio, em caráter experimental, no município, no Parque Tecnológico do IF Goiano. E não apenas com uma, mas duas torres que já foram acomodadas. Uma na Fazenda Nicolly e outra no Centro de Excelência em Agricultura Exponencial. A ativação do sinal trata-se de uma iniciativa da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), a Huawei, a Goiás Telecom, o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (Ceia/UFG) e a Prefeitura de Rio Verde.
Segundo a própria nota publicada pela Secretaria de Comunicação de Goiás, “é a internet das coisas (Internet of Things - IoT) chegando ao campo, o que deverá reduzir custos operacionais e iniciar uma nova era para as agritechs”. A estação 5G beneficiará o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), que será inaugurado na ocasião no Parque Tecnológico do IF Goiano (Fazenda Rio Verdinho). O evento contará com a presença de autoridades do Estado e Municipais, além de representantes do Agro. E ainda com aviso de que na ocasião haverá a demonstração de aplicações reais de uso de IoT para o agronegócio através da tecnologia 5G, desenvolvidas por meio de pesquisas com inteligência artificial.
Para se ter uma ideia da evolução desta implantação, enquanto a tecnologia 1G tinha velocidade de 2kbit /s e o 4G garantia tráfego de 1 Gbit /s, o 5G terá velocidade para baixar informações de até 100 1 Gbit /s e a capacidade de conectar dispositivos poderá abranger até 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.