quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025
Foto: Prefeitura de Rio Verde
A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta quinta-feira (13), a partir das 13h, no Hospital Materno Infantil Augusta Bastos, a aplicação do Palivizumabe. O medicamento representa um importante avanço no cuidado neonatal da região.
O Palivizumabe é um anticorpo monoclonal indicado para prevenir infecções respiratórias graves causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR). Ele é especialmente recomendado para recém-nascidos prematuros e crianças menores de 2 anos com doenças cardíacas ou pulmonares, como displasia broncopulmonar e cardiopatia congênita hemodinamicamente significativa.
Por ser um medicamento de alto custo (com doses que podem variar entre R$ 5 mil e R$ 8 mil) o Palivizumabe é fornecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Seu uso foi regulamentado pelo Ministério da Saúde em 2013, por meio da Portaria 522/2013. Desde então, o medicamento tem sido essencial para reduzir internações por infecções respiratórias em unidades neonatais e pediátricas, principalmente durante o período de maior circulação do VSR.
A aplicação do Palivizumabe ocorre por via intramuscular, com doses mensais de 15 mg/kg de peso corporal, durante os meses de maior circulação do vírus, geralmente entre março e julho. A primeira dose deve ser administrada um mês antes do início do período sazonal para garantir proteção adequada.
Além de atender crianças de Rio Verde, a ação será estendida também para pacientes de outros municípios que fazem parte da Regional de Saúde, ampliando a cobertura e o impacto preventivo na região.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Segundo moradores, discussões na região do Portal dos Ipês 2 são frequentes e não suportam mais a vizinha