quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Em decreto publicado esta semana, a prefeitura de Rio Verde prorrogou até o dia 31 de agosto a suspensão das aulas presenciais no município. A administração justificou que ainda há necessidade de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, para evitar a disseminação da Covid-19. E a publicação também reiterou a abertura econômica com autorização para o funcionamento do comércio em geral e das atividades de prestação de serviços em Rio Verde, desde que obedecido regramento sanitário imposto pelos órgãos municipais de Saúde.
O documento vem na mesma semana em que as redes pública e privada do ensino básico retornaram as aulas remotas para o ensino médio e fundamental. Já o ensino superior privado propõe essa volta para a semana que vem, sendo cada instituição com sua data publicada. E quanto às instituições de ensino superior público, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) voltará remota dia 17 de agosto e a Universidade Federal de Goiás (UFG) no dia 31 de agosto. (veja mais detalhes de cada uma abaixo)
Ainda é aguardada a reunião do Conselho Estadual de Educação junto ao Comitê de Saúde de Goiás pré agendada para semana que vem, quando poderá sair a indicação de uma data de retorno para as aulas presenciais ao ensino goiano.
UEG
A Universidade Estadual de Goiás (UEG) definiu o dia 17 de agosto (segunda-feira) para o retorno das aulas no segundo semestre do ano (segundo bimestre do ano letivo). A exemplo do que ocorreu na maior parte do semestre passado, o modelo de reinício será remoto, com aulas mediadas por tecnologia, por conta das restrições de atividades presenciais em função da pandemia de novo coronavírus (Covid-19).
Com base em posicionamentos da Secretaria de Estado da Saúde e do Conselho Estadual de Educação, as aulas presenciais no Estado de Goiás estão suspensas pelo menos até 31 de agosto.
"A UEG segue no mesmo sentido. Estamos inseridos em um contexto mais amplo. Temos que nos organizar conforme os protocolos sanitários e cuidar da segurança de nossa comunidade universitária", explicou o reitor interino da UEG, professor Valter Gomes Campos.
A data de 17 de agosto foi definida pensando no planejamento docente. Como as atividades serão remotas, os professores terão do dia 6 até o dia 14 para fazer o planejamento para o retorno.
A Pró-Reitoria de Graduação (PrG) e a direção da universidade seguem no planejamento do retorno das atividades. A previsão é que o segundo bimestre seja concluído no final de outubro. As demais datas serão divulgadas ao longo da próxima semana.
UFG
O Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás (UFG) aprovou o calendário com as principais datas para o retorno das aulas dos dois semestres letivos de 2020, além de matrículas e início das aulas de 2021. As atividades, que serão retomadas em 31 de agosto, acontecerão de forma remota.
O término das aulas do primeiro semestre deste ano deve ocorrer em 22 de janeiro de 2021. Em relação ao início das aulas do segundo semestre, a previsão é que tenham início no dia 22 de fevereiro de 2021, com término no dia 12 de junho. O Conselho Universitário também aprovou o início do primeiro semestre letivo de 2021 para o dia 26 de julho do próximo ano.
Segundo o reitor Edward Madureira, as decisões foram tomadas considerando um período de absoluta excepcionalidade.
"Teremos que avaliar a dinâmica e algumas decisões intermediárias talvez se façam necessárias", afirmou.
De acordo com a reitoria da UFG, as aulas serão realizadas "com o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação". Em relação às disciplinas com aulas práticas, a reitoria informou que cada unidade da UFG irá "analisar os casos para determinar quando e de que forma poderão ser ofertadas".
Para os alunos que têm dificuldades de acesso à internet, o Conselho Universitário já havia aprovado o empréstimo de computadores e um auxílio de R$ 50 para acompanharem as aulas.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.