sábado, 18 de janeiro de 2025
Imagem: Jornal Somos
Nesta sexta-feira (13), Rio Verde e região completam 152 dias sem chuvas, a última precipitação caiu no dia 14 de abril. Segundo o meteorologista professor Dr. Gilmar Oliveira Santos, da Universidade de Rio Verde, “essa é a segunda maior sequência de dias sem chuva aqui em Rio Verde, que tem um registro meteorológico desde 1972".
“O recorde é do ano de 2008, que naquela ocasião, ficou sem chover 153 dias, ou seja, como nós não temos previsão de chuva para os próximos dias, a partir de amanhã já se iguala ao recorde, e depois de amanhã já teremos um novo recorde, 2024 será o ano com a maior sequência de dias sem chuva aqui na região”, explica o meteorologista.
Nos últimos meses Rio Verde registra um clima praticamente desértico, com altas temperatura e umidade do ar chegando a 10%. No início do mês, no último dia 5 de setembro, o município registrou máxima de 38,6 °C, sendo a maior deste ano. “Este cenário do dia 5, deve repetir agora nos próximos dias aqui na região, sendo que a temperatura pode chegar até 40 aqui em Rio Verde até semana que vem”, afirma Gilmar.
Em relação à chuva o meteorologista explica que em Rio Verde a possibilidade de chuva é muito pequena, nos próximos 10 dias. “Aquela chuva de fato que nós estamos esperando, que vai trazer um volume significativo aqui para a nossa região, essa chuva deve acontecer somente no mês de outubro”, conclui.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.