sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
De acordo com o último boletim da covid-19, o município de Rio Verde tem 24.798 pessoas curadas da doença. Um estudo feito pela Universidade de Leicester, do Reino Unido, mostra que de cada 10 pessoas que enfrentam o vírus e passam por internação, 7 apresentam sequelas por até 5 meses.
Diante deste cenário, o município de Rio Verde criou e está implantando um novo programa de tratamento para os pacientes pós-Covid, o REABILITA. De acordo com o Secretaria Municipal de Saúde é um programa onde qualquer morador que apresenta sequelas pós-covid pode ter acesso a serviços como atendimento fisioterapêutico, tratamento com nutricionistas, educadores físicos, psicólogos e muito mais.
O programa é gratuito e para ter acesso, basta procurar a Clínica da Família (antiga UBS) do próprio bairro e depois de uma consulta prévia, o cidadão será encaminhado para o local de atendimento do REABILITA.
O secretário de Saúde, Djan Barbosa, explica que o investimento é todo do município de Rio Verde e o programa funciona de forma um pouco diferente do que foi proposto pelo Governo do Estado de Goiás.
Reabilita estadual
O Governo de Goiás lançou em janeiro o projeto piloto do “Reabilita Goiás” para pacientes que tiveram a Covid-19, a cidade usada para o teste do programa foi Inhumas, 267 quilômetros de Rio Verde.
O programa veio com o objetivo de capacitar as equipes de Atenção Primária e fortalecer a assistência integral à saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com sequelas ou limitações causadas pela infecção do coronavírus.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.