quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Autor esteve na cidade para abrir as porteiras do espaço
Redação Jornal Somos
A primeira unidade da Fazenda do Chico Bento foi inaugurada neste final de semana. O espaço é um projeto desenvolvido pela Maurício de Sousa Ao Vivo, empresa do Grupo Maurício de Sousa Produções em parceria com o Silvestre Park.
O personagem Chico Bento foi criado em 1961 e representa a simplicidade do caipira, aventureiro, divertido e esforçado.
O espaço possui áreas interativas, cercado de árvores e atividades pedagógicas, tudo remetendo ao ambiente da turma do Chico. Além disso, o espaço possui também animais, um salão todo cercado por bambus, uma pequena represa e a tão conhecida goiabeira, famosa nas histórias do menino.
O cartunista Maurício de Sousa esteve na inauguração e conversou com a equipe do Jornal Somos.
Os personagens tiveram uma ascensão bem perto do tratado de sustentabilidade e o Chico é um personagem que fala muito de cuidar da fauna e da flora. Como você vê essa relação do personagem com a preservação do meio ambiente?
O Chico é usado em campanhas de preservação e é também embaixador do pantanal. Ele está sempre vivendo as histórias na terra, na horta, no sítio do pai ou roubando goiabas no Nhô Lau. De qualquer maneira, ele está sempre perto daquela vida sertaneja que sonhamos e que somos saudosos, mesmo que não tenhamos vivido essa vida no campo, todos sentimos saudade dessa situação, eu gostaria de ter vivido desta maneira.
Qual a sensação de tornar físico um espaço como este?
Eu estou muito feliz de participar de um projeto como esse e aqui nós vamos fazer como um laboratório e criar mais fazendas no futuro, mas, antes disso, transformar a de Rio Verde em um ponto turístico nacional.
Como autor, como você vê a permanência das histórias em quadrinho numa era onde a tecnologia é predominante no dia a dia das crianças?
O negócio é você usar a tecnologia a seu favor. Se você vê que a história em quadrinhos está ficando esquecida, vamos entrar no twitter, instagram e colocar elas nos meios de massa, que hoje é a internet. Acredito que dá para continuar a espalhar sua mensagem utilizando bem qualquer forma de comunicação. Tenho feito isso há mais de 50 anos e tem dado certo.
Segundo a empresa, até o final de 2019, a previsão é que seis novos empreendimentos sejam lançados.