Rio Verde

Rio Verde identifica 1º foco de Ferrugem Asiática de Goiás na safra de soja 21/22

POR Camilla Paes Leme | 15/01/2022
Rio Verde identifica 1º foco de Ferrugem Asiática de Goiás na safra de soja 21/22

Foto: Rafael Soares/Embrapa

I

Infelizmente nesta sexta-feira (14/01/22), o Sindicato Rural dos Produtores de Rio Verde publicou que a região de Rio Verde identificou o primeiro foco de Ferrugem Asiática na safra de soja 2021/22 do estado de Goiás, totalizando assim no Brasil 17 casos confirmados, segundo o Consórcio Antiferrugem da Embrapa. A descoberta vem através do Laboratório de Fitopatologia do Sindicato, em conjunto com o Grupo Associado de Pesquisas do Sudoeste Goiano e uma consultoria.

 

 

Segundo o pesquisador do Gapes, Túlio Gonçalo, a recomendação a partir de agora é diminuir o intervalo de aplicações para 14 dias, associar o uso de multissítios e proteger a lavoura até 20 dias antes do encerramento do ciclo da cultura. Ele ainda destaca que a eficiência destes controles é essencialmente preventiva, e que uma vez instalado o esporo na lavoura a eficácia dos produtos cai drasticamente, o que reforça a necessidade dos cuidados de prevenção.

 

 

Além deste caso, no Brasil na safra de soja 21/22 já são 06 ocorrências no Paraná, 04 no Mato Grosso, 04 em São Paulo,  01 em Minas Gerais e 01 em Roraima. Apesar do alerta, ainda são números baixos se compardos com safras anteriores, como no ano passado, que neste mesmo período o Brasil já registrava 38 casos pelo Consórcio Antiferrugem e terminou o ciclo com um total de 377 ocorrências.

 

 

É importante lembrar que os produtores interessados em saber como está a incidência da doença podem acompanhar através do site: http://www.consorcioantiferrugem.net/. Em Goiás, um dos locais que recebem amostras de folhas é o Laboratório de Fitopatologia do Sindicato Rural de Rio Verde. O atendimento é gratuito, aberto a associados e não associados e produtores. Ele funciona de segunda a sexta: 08:00 às 17:00 e aos sábados das 08:00 às 11:00. Fica na Rua 72 - Popular, Rio Verde - GO, Cep: 75903-460. Telefone: (64) 3051-8700.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Jornal SOMOS oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Jornal Somos
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES