sexta-feira, 19 de abril de 2024

"Rio Verde está se apresentando não só para o Brasil, mas para o Mundo", afirma Prefeito Paulo

POR Jornal Somos | 08/10/2019

Jornal Somos

N

Na manhã de hoje, terça feira (08), o prefeito de Rio Verde, Dr. Paulo do Vale, realizou um Café com a Imprensa, e aproveitou a oportunidade para falar de alguns projetos e eventos recentes em que a cidade apareceu com destaque. Ao seu lado para esta reunião, estavam os secretários responsáveis para algumas das áreas envolvidas, sendo de Desenvolvimento Econômico, Saúde, Educação e Meio Ambiente.

 

Ele começou a conversa explicando o motivo do "bate papo".

“Nós procuramos nesses 2 anos e 10 meses atualizar a cidade, que vem crescendo em um ritmo acima da média, com um crescimento em 2018 de 5.8% da nossa população, enquanto no Brasil, o crescimento foi de 0.9%. No ano passado nós agregamos a nossa cidade 13 mil habitantes, a mesma população de toda a cidade de Montividiu.”

 

 

Entre os assuntos apontados, o trânsito foi o primeiro a ser descrito pelo gestor:

“Investimos R$ 10 milhões de reais na infraestrutura da cidade, visando diminuir os índices de acidentes e mortes, além de dar mais mobilidade ao trânsito que conta com mais de 140 mil veículos registrados no DETRAN de Rio Verde. Reduzimos o número de acidentes em 40% e o de mortes em 62%, além de uma economia de R$ 30 milhões de reais aos cofres da cidade, devido ao projeto de fluidez no trânsito.”

 

Entre as pastas presentes, a Saúde foi a primeira contemplada, e foi com grande orgulho que o prefeito e o secretário Eduardo Ribeiro apresentou o projeto piloto do Ministério da Saúde que escolheu seis cidades do país para testarem a volta do SUDS (Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde) que visa a criação de pólos regionais com atendimentos especializados para toda a região, que no caso de Rio Verde seria o sudoeste Goiano, que abrange 27 cidades.

“O que Rio Verde mostrou na área da saúde nesses 2 anos e 10 meses, habilitou a cidade a receber esse desafio de representar todo o Centro-Oeste neste piloto. Nós investimos na melhoria de atendimento, em cirurgias elitivas, exames liberados e abastecimento da Fármacia Popular com medicamentos gratuitos.” 

 

Já na Educação, o Prefeito acompanhado do secretário Miguel Ribeiro comentou quanto as novas salas de aulas recém adquiridas, além das obras de creches já com data marcada a serem entregues.

“Criamos 2500 vagas nos primeiros 15 dias de governo e estamos investindo na compra de mais 24 salas modulares para aumentar em 1100 o número de vagas ofertadas a partir de janeiro de 2020, algumas creches que estavam com obras paradas há cerca de sete anos foram concluídas, outras como a do bairro Eldorado estamos finalizando, além das novas creches que começamos a construir já estão em fase final das obras, como a do bairro Nilson Veloso e para o meio do ano que vem a do Bairro Ataídes.” 

 

Um grande destaque foram os prêmios recebidos pel Secretaria do Meio Ambiente, que está sob a gestão da Marion Kompier. E o Dr. Paulo do Vale contou com muito orgulho tudo.

“No meio ambiente os avanços que tivemos foram fantásticos, com a nossa cooperativa de reciclagem tornando 5% do lixo rio-verdense em reciclado, tirando da linha da pobreza, várias pessoas que atuam na cooperativa e também colaborando com o meio ambiente. A usina de reciclagem de materiais de construção civil estará funcionando em breve, já fizemos os testes iniciais, ela está instalada, produzindo agregados para a fábrica de artefatos e queremos que até o final do ano ela esteja funcionando e produzindo. Também tivesse um reconhecimento internacional de um programa que criamos aqui em Rio Verde e fomos convidados para apresentar esse projeto no II Congresso Mundial de Cidades Sustentáveis e o III Fórum Global de Cidades Sustentáveis, com cidades de 50 países participando”.

 

Ainda falando de Meio Ambiente, em projeto junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, através da gestão de Denimárcio Borges, explicou a parceria entre Rio Verde e Israel. Assista o prefeito explicando.

 

 

Por fim, Dr. Paulo do Vale falou sobre geração de empregos na cidade: “Rio Verde foi a cidade que mais gerou empregos no estado nos últimos 12 meses, com 2319 vagas fixas. Realizamos junto ao SESI, o primeiro Feirão do Emprego, onde ofertamos mais de mil vagas somente em agosto e recentemente sediamos a Caravana do Empreendedor, projeto para qualificação e empréstimos de capital para pequenos empresários.”

 

 

A reunião ainda terminou com o lançamento de uma nova ponte de acesso para o bairro da Promissão, com um novo complexo viário. Assista a seguir:

 

 

O Prefeito ainda lembrou que nada disso pode ser alcançado sem a ajuda e presença da população. “Nossa população é de muita coragem, capaz de enfrentar os desafios. Esse é o conceito de cidade resiliente.” Descreveu.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: