quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Na manhã desta terça-feira (22/06), o Brasil recebeu o primeiro lote de 1,5 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 da Janssen, unidade farmacêutica da Johnson & Johnson. Ao todo, foram encomendadas pelo governo federal 38 milhões de doses dessa empresa. O avião com a remessa foi recebido pelo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
"Mais 1,5 milhão de doses de esperança para a população brasileira. Essa vacina tem a vantagem de ser dose única e, com isso, conseguimos avançar no nosso programa de imunização. A certeza é a de que até setembro teremos imunizado toda a população acima de 18 anos. É a esperança de colocar fim ao caráter pandêmico dessa doença”, disse o ministro.
O Ministério em nota explicou que os imunizantes serão distribuídos aos estados. A recomendação inicial é no sentido de sejam enviadas às capitais, mas ainda será feita negociação com os estados.
A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) ainda na data de ontem publicou nota explicando sobre as doses enquanto aguarda a divisão do quantitativo de doses a serem destinadas aos goianos por parte do Ministério da Saúde. Anteriormente era esperado aproximadamente 93.800 doses.
A previsão inicial repassada pelo Ministério da Saúde é de aproximadamente 90 mil doses da vacina, a serem distribuídas aos 24 municípios acima de 50 mil habitantes no Estado. No entanto, é preciso aguardar a confirmação desse montante, e se tais doses virão de uma vez só ou parceladamente, bem como definições de dia e horário de chegada. (nota enviada em resposta ao Jornal Opção)
Desta forma pode-se afirmar que entre os municípios que receberão o imunizante que o único no mercado aprovado que pode ser aplicado em dose única, está a cidade de Rio Verde. No Sudoeste goiano pode-se contar estão ainda Itumbiara, Jataí, Goianésia, Mineiros e Quirinópolis.
Em relação à logística da aplicação, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância em Saúde) recentemente decidiu estender o prazo de aplicação até agosto, mas a SES-
GO sugeriu que nesta remessa os municípios contemplados deverão obrigatoriamente aplicá-las até a data de 27 de junho e ainda que não há indicação para uso em grávidas. Foi informado pela Secretaria também que com o aumento da capacitação de servidores da saúde em outros municípios e chegada de novas remessas, outros municípios poderão receber a dose única também.
Veja a lista completa dos possíveis municípios goianos que receberão parte das vacinas da Janssen:
(Com informações do Jornal Opção, Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde de Goiás)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.