Rio Verde

Rio Verde está entre os 11 municípios goianos que recebem o sinal 5G

POR Jornal Somos | 23/03/2023
Rio Verde está entre os 11 municípios goianos que recebem o sinal 5G

Foto: Pexels

A

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgou uma lista com mais 195 cidades que podem receber o sinal 5G.

 

Em Goiás, 11 municípios já podem solicitar o serviço, são eles: Rio Verde, Anápolis, Catalão, Cumari, Damolândia, Goiandira, Itumbiara, Jataí, Leopoldo de Bulhões, Nova Aurora e Imperatriz. 

 

De acordo com a Anatel, a partir do dia 27, às prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência,  licenciamento e ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz. 

 

É importante ressaltar que em dezembro de 2020, autoridades do estado de Goiás e de Rio Verde se reuniram para implantar a internet 5G em Rio Verde, quando ainda era experimental no Brasil. Rio Verde foi a primeira cidade no País a receber a tecnologia, que foi uma inovação para o agronegócio goiano.

 

Na época as duas primeiras torres de transmissão do 5G, em caráter de prova de conceito, foram instaladas em dois pontos do município: na Fazenda Nycolle, onde ocorreu a solenidade de lançamento, e no Parque Tecnológico do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), inaugurado, juntamente com o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre).

 

 

Ainda de acordo com a Agência, 682 municípios brasileiros já foram liberados para usar a  faixa de 3,5 GHz por estações do 5G standalone. No entanto mesmo com essa liberação não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades, pois depende da  instalação antecipada de estações de quinta geração e isso vai de acordo com o planejamento individual de cada prestadora de serviço. 

 

A liberação para implantação do 5G, veio do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), grupo da Anatel responsável por acompanhar a mitigação de interferências na faixa de 3,5 GHz.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Jornal SOMOS oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Jornal Somos
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES