terça-feira, 06 de maio de 2025
Foto: Reprodução/Equatorial
Rio Verde está entre os municípios com maior número de acidentes envolvendo veículos e postes da rede elétrica em Goiás. O dado é da Equatorial Goiás, que divulgou nesta segunda-feira (05/05) um relatório preocupante durante a campanha Maio Amarelo. Segundo o levantamento, além de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, Rio Verde aparece no ranking estadual de colisões desse tipo.
Em 2024, cerca de 3,5 mil postes foram danificados em todo o estado por causa de acidentes de trânsito — uma média de 10 por dia. Apesar da gravidade, menos de 5% dos motoristas permanecem no local para prestar esclarecimentos, o que dificulta a responsabilização e acarreta prejuízos à população.
As segundas-feiras lideram o número de ocorrências, concentrando 15,7% dos casos, principalmente no período da manhã, entre 8h e 10h. As colisões provocam interrupções no fornecimento de energia, comprometem serviços essenciais como hospitais, comércios e residências, e representam risco de morte.
O problema está fortemente relacionado à imprudência no trânsito, muitas vezes envolvendo álcool e direção, especialmente entre homens jovens de 18 a 34 anos. A Equatorial Goiás reforça que em caso de acidentes com a rede elétrica, o ideal é não sair do carro e acionar imediatamente o socorro, principalmente se houver cabos no chão ou postes caídos.
Durante o Maio Amarelo, a concessionária se une à campanha nacional “Desacelere. Seu bem maior é a vida” para chamar a atenção da população para uma mudança de comportamento urgente nas ruas e estradas.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.