quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Imagem/Agência Cora
Rio Verde, juntamente com outras 18 cidades goianas, recebeu a ativação do sinal de internet 5G com o apoio do Governo de Goiás. Essa conquista, um ano após a liberação do sinal no país pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é resultado da parceria entre o Estado e os municípios, que trabalharam juntos para atrair operadoras e adequar a legislação para a instalação de antenas.
Atualmente, Goiás conta com cerca de 380 antenas instaladas e com sinal ativo de internet 5G. As cidades contempladas são: Água Lindas de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caçu, Caldas Novas, Campinorte, Catalão, Formosa, Goiânia, Goiatuba, Gouvelândia, Itumbiara, Luziânia, Mara Rosa, Novo Gama, Pires do Rio, Rio Verde e Valparaíso de Goiás, abrangendo as regiões Sul, Norte, Centro e Leste do estado.
O avanço nesse sentido tem sido acompanhado pela Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), que promove eventos para orientar as prefeituras, seguindo a determinação do governador Ronaldo Caiado. Segundo o secretário Adriano da Rocha Lima, "Goiás está se tornando um centro de inovação e conectividade, abrindo portas para o futuro digital e impulsionando o desenvolvimento. O sinal 5G propiciará avanços na educação, saúde, segurança pública, agronegócio e oportunidades de emprego".
A implantação da quinta geração da internet conta com o respaldo da Política Estadual de Estímulo à Implantação de Tecnologias de Conectividade Móvel - Lei Estadual nº 21.774, aprovada em janeiro deste ano. Essa legislação estabelece diretrizes para uma implantação correta e padronizada do 5G. De acordo com o secretário da SGG, essa medida proporciona uma harmonia entre as regras vigentes, acelerando o interesse das operadoras em investir em um estado "mais moderno, resolutivo e menos burocrático".
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.