quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Nesta quinta-feira (27), a Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) informou que 20 unidades hospitalares estão aptas a receber pacientes com suspeita de terem contraído o novo coronavírus (COVID-19) em Rio Verde, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Catalão e Anápolis. De acordo com Haikal Helou, presidente da entidade, o grupo se comprometeu a seguir o protocolo definido pelo Ministério da Saúde e fechou uma parceria com laboratório de referência para realização dos exames. Veja lista de unidades hospitalares no final da matéria.
O presidente da entidade reforça que, apesar da preparação, não há motivos para pânico. “Essa é uma patologia como qualquer outra qualquer e estamos prontos para lidar com ela como lidamos com todas. Nossas equipes e centros hospitalares estão preparados e prontos para trabalhar. Todos recebem treinamentos rotineiros sobre como lidar com situações como essa”, diz.
A Ahpaceg, ao todo, tem 33 associados. As outras 13 instituições não irão realizar o atendimento para coronavírus, pois são maternidades, hospitais oftalmológicos, clínicas de diagnóstico por imagem, bancos de sangue e serviços de oncologia.
Foi informado pela assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Goiás que qualquer unidade particular pode atender, tratar dos sintomas e realizar o exame que detecta a presença do vírus, no entanto deve seguir os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde e pelos órgãos de saúde competente, também é necessário notificar o Centro de Informações Estratégica em Vigilância em Saúde (Cievs) e colete material para teste em laboratórios de referência do ministério.
A unidade referência na rede estadual de saúde para o tratamento da doença é o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, visitou o HDT na manhã de quinta-feira (27). “Não podemos impedir sua chegada (do vírus), mas estamos tomando todas as providências necessárias. O que nós não podemos é criar um clima de pânico na sociedade”, destacou.
Confira as unidades aptas:
Rio Verde
Hospital Santa Terezinha
Goiânia
Hospital Amparo
Hospital Clínica do Esporte
Hospital do Coração de Goiás
Hospital do Coração Anis Rassi
Hospital da Criança
Hospital de Acidentados
Hospital Infantil de Campinas
Hospital Ortopédico de Goiânia
Hospital do Rim
Hospital Samaritano de Goiânia
Hospital Santa Bárbara
Hospital Santa Helena
Hospital São Francisco de Assis
Instituto de Neurologia de Goiânia
Instituto Ortopédico de Goiânia
Anápolis
Hospital Evangélico Goiano
Aparecida de Goiânia
Hospital Santa Mônica
Catalão
Hospital Nasr Faiad
Hospital São Nicolau
As informações são do Popular.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.