quinta-feira, 18 de abril de 2024

Rio Verde

Rio Verde enfrenta terceira onda de frio a partir desta quinta-feira (29)

POR Ana Carolina Morais | 27/07/2021
Rio Verde enfrenta terceira onda de frio a partir desta quinta-feira (29)

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O

O Brasil será atingido, mais uma vez, por uma nova onda de frio. De acordo com o aviso publicado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o declínio de temperatura será iniciado amanhã, na quarta-feira (28), inserindo o país no alerta laranja. Em Rio Verde, o novo clima começará a ser sentido na quinta-feira (29). Essa é a terceira onda de frio apenas neste mês de julho, o que gera estranhamento pela população, uma vez que, no território rio-verdense, o comum é enfrentar somente uma massa de ar polar.

 

 

“Nesse próximo final de semana, nós iremos enfrentar a terceira onda de frio somente este mês. Historicamente, o mês de julho é o mês mais frio aqui em Rio Verde, mas ele é caracterizado por um frio de apenas uma massa de ar polar que chega em nossa região geralmente na primeira quinzena. Este ano, nós estamos, agora, caminhando para a terceira massa de ar polar aqui na nossa região”, explicou o Prof. Dr. Gilmar Oliveira Santos, que leciona na Universidade de Rio Verde (UniRV).

 

 

O frio, que começará na quinta (29) em Rio Verde, terá o seu momento mais intenso no município na sexta-feira (30), com mínimas entre 4ºC e 8ºC, retomando, posteriormente, as temperaturas comuns do inverno.

 

 

“O frio deve chegar aqui na região sul/sudoeste do estado de Goiás na quinta-feira (29), sendo que, sexta-feira (30), o frio deve ser mais intenso. Temperaturas mínimas devem ficar entre 4ºC e 8ºC. A partir disso, os termômetros começam a subir e a temperatura mínima volta para os 10ºC, 12ºC, e a gente volta a esse clássico inverno goiano”, informou Gilmar.

 

 

Além das quedas de temperatura, outro fenômeno vivenciado neste período que também merece a atenção é a baixa umidade do ar, que vem registrando níveis inferiores, gerando a necessidade de cuidados extras devido à facilitação de ocorrências de incêndios e redemoinhos de poeira, bem como de indisposições de saúde.

 

 

“O que eu chamo atenção, também, é que a umidade do ar está muito baixa. Próximo às 15h, ela está registrando entre 15% e 20%. Não há previsão de chuva e, após domingo, as temperaturas voltam a se elevar, com risco de incêndios e redemoinhos de poeira na região”, concluiu o Prof. Dr. Gilmar, que também é responsável pela página Agroclimatologia Rio Verde GO no Instagram.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: