sexta-feira, 19 de abril de 2024

Rio Verde é selecionado para participar de pesquisa de cobertura vacinal feita pelo Ministério da Saúde

POR Thais Cabral | 27/10/2021
 Rio Verde é selecionado para participar de pesquisa de cobertura vacinal feita pelo Ministério da Saúde

Imagem: Divulgação/Agência Brasília

O

O Ministério da Saúde está realizando o inquérito de cobertura vacinal, com objetivo de saber se as crianças nascidas entre 2017 e 2018, que vivem em áreas urbanas estão com as vacinas em dias. 



 

O estudo está sendo realizado em todas as capitais do País e em alguns municípios com mais de 200 mil habitantes. Assim, em Goiás será realizada em Goiânia e em Rio Verde.

 

 

A pesquisa será feita com os pais ou responsáveis, onde será analisada a caderneta de vacinação das crianças desde o nascimento até o momento.

 

 

Pelo inquérito será possível estimar as coberturas vacinais relativas às vacinas BCG, hepatite B, poliomielite, pentavalente, rotavírus humano, febre amarela, meningococo conjugada C, pneumococo conjugado 10 valente, influenza, hepatite A, tríplice viral, varicela e reforço para DPT e Poliomielite;

 

 

Além disso, será possível comparar doses aplicadas e os dados de produção dos serviços de atenção básica. Estimando a proporção de crianças que utilizam serviços privados para imunização e estudar as coberturas vacinais, esquema completo, as condições de vida predominantes nas áreas ou estratos correspondentes e dados socioeconômicos das famílias.

 

 

Outro ponto que o Ministério da Saúde pretende identificar com a pesquisa é saber os motivos que estão contribuindo para que as crianças não estejam vacinadas.



 

Onde será feita a entrevista? 

 

Os entrevistadores estão devidamente identificados, conforme informações do Ministério da Saúde, que irão a residências das crianças que forem selecionadas para a pesquisa.

 

 

Os profissionais são contratados pela empresa Science, e estarão nos bairros, devidamente identificados e paramentados, para falar sobre a pesquisa e para responder a quaisquer perguntas que o participante possa ter. A entrevista terá tempo estimado de 20 a 30 minutos.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: