quarta-feira, 24 de abril de 2024

Rio Verde

Rio Verde é segundo maior criador de suíno segundo IBGE

POR | 15/10/2020
Rio Verde é segundo maior criador de suíno segundo IBGE

Divulgação

O

O plantel suíno brasileiro totalizou 40,6 milhões de animais em 2019, uma queda de 1,6% comparado com o ano anterior, 2018. No entanto, o número de matrizes de suínos foi de 4,8 milhões, um crescimento de 0,5%, o terceiro ano consecutivo de aumento. Sobre o mesmo, destaque para a cidade de Rio Verde que ocupou o segundo lugar  como produtor naciona, 700 mil cabeças, ficando atrás apenas do município de Toledo, no Paraná, que foi o maior produtor nacional, com 1,2 milhão de animais, e seguido por Uberlândia (Minas Gerais), com 624,5 mil animais. Estes números são segundo os dados da Produção Municipal 2019, divulgada pelo Instituto Brasiliero de Geografia e Estatística (IBGE).

 

 

Além destes números, a produção bovina ganhou espaço importante entre os dados, já que o rebanho bovino brasileiro alcançou 214,7 milhões de animais em 2019, uma alta de 0,4% em relação a 2018, o primeiro avanço depois de dois anos de quedas.

“Em 2019, a pecuária brasileira foi influenciada, entre outros fatores, pelo contexto internacional. Com baixa no estoque de carne suína, consequência da peste que acometeu a espécie, e um mercado interno em expansão, a China precisou suprir a sua demanda interna por meio da importação de proteína animal. Somente do Brasil, esse país adquiriu 497,7 mil toneladas de carne bovina, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior – Secex, representando uma alta de 54,4% em relação ao ano anterior, e a sua importação de carne suína aumentou em 61,7%, o que fez o Brasil alcançar a marca de 244,1 mil toneladas exportadas dessa commodity”, justificou o IBGE.

 

 

O Brasil tinha o segundo maior rebanho bovino do mundo no ano passado, sendo o principal exportador e o segundo maior produtor, de acordo com informações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês).

“O ano de 2019 foi marcado pela alta do preço do boi gordo no último trimestre. O recorde de exportação da carne bovina, explicado, especialmente, pela demanda chinesa, refletiu-se nos preços de toda a cadeia, do bezerro ao consumidor final. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior – Secex, foram exportadas 1,5 milhão de toneladas de carne, com alta de 17,0% em relação ao ano anterior”, completou o IBGE.

 

 

Fonte: Isto É

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: