quinta-feira, 25 de abril de 2024

Rio Verde

Rio Verde é sede do 8º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável

POR Thaynara Morais | 24/04/2022
Rio Verde é sede do 8º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável

Reprodução/Governo de Goiás

N

Na próxima semana Goiás sedia um evento inteiramente dedicado aos bioinsumos e aos remineralizadores. O 8º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável será em Rio Verde de 26 a 28/04, com o tema “Bioinsumos: a nova realidade do campo”. Goiás é a primeira unidade federativa a lançar um programa específico sobre o tema e desenvolvendo um polo de inovação tecnológica no segmento.

 

 

O evento é fruto de uma parceria entre o Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), o Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano (Gapes) e o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Rio Verde. A iniciativa é apoiada pelo Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), apoia a iniciativa juntamente com o Sistema Faeg/Senar e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO).

 

 

De acordo com o titular do Seapa, Tiago Mendonça afirma que o evento assume relevância ainda maior neste momento devido à instabilidade  internacional no mercado de insumos. “Os bioinsumos e os remineralizadores se apresentam como grandes alternativas aos insumos químicos tradicionais, boa parte deles importados. Precisamos mostrar suas vantagens e discutir os desafios para ampliar sua utilização no Brasil”.

 

 

“Goiás tem o propósito de se tornar o maior hub de inovação em Bioinsumos do País e o evento em Rio Verde vai reunir os principais agentes, produtores, pesquisadores, fornecedores e entidades de suporte, que contribuirão para esta realização”, acrescenta o chefe de gabinete da Seapa e pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG), Renato Faria.

 

 

Programação

 

A programação deve ser dividida em dois momentos. Segundo o presidente do GAAS e diretor regional da Aprosoja-Go, Rogério Vian, após dois dias de discussões os participantes serão levados para conhecer in loco laboratórios, biofábricas, manejos e culturas implantadas com drástica redução de custos para o produtor e fomentando a economia circular usando insumos regionais.

 

 

Entre os temas previstos para os painéis estão: regeneração e sustentabilidade na agricultura tropical, microbiologia de solo, adubação organomineral e multiplicação de microorganismos. No terceiro e último dia do evento, os participantes devem visitar as fazendas da Brasilanda, do Grupo Kompier, e Bom Jardim Lagoano, de Adriano Cruvinel, para conhecer estruturas, técnicas e produtos relacionados aos bioinsumos.

 

 

Estão entre os convidados para o evento os representantes dos ministérios de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e de Minas e Energia, além de pesquisadores das Embrapas Arroz e Feijão, Territorial e Cerrados; consultores; empresários rurais; gestores e técnicos ligados a institutos de ensino e pesquisa em Goiás. Algumas das presenças confirmadas são as do presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), Joel Ragagnin; do presidente do Fórum do Futuro, Alysson Paolinelli; e do coordenador do Programa Nacional de Bioinsumos, Alessandro Cruvinel.

 

 

O encontro acontecerá no Centro de Cultura e Eventos Jatobá, Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde. Os interessados devem se inscrever através do site: https://grupoagrisustentavel.com.br/encontro2022/

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: