sábado, 18 de janeiro de 2025

Rio Verde

Rio Verde é pioneiro na integração pecuária nacional

POR Jornal Somos | 12/09/2018

Auditorias já estão sendo realizadas para a implantação do SISBI-POA

Rio Verde é pioneiro na integração pecuária nacional

Redação Jornal Somos

O

Os produtores rurais de Rio Verde agora contarão com um novo benefício: o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O processo de inclusão do maior município do Sudoeste Goiano já está acontecendo com a meta de adequar as condições higiênicas e sanitárias às exigências do SIF.

 

"Nós temos implantado o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e agora nós pedimos a auditoria da documentação à Agrodefesa do Estado para que as empresas do municípios que tenham interesse possam aderir ao SISBI-POA, que é o serviço semelhante ao que já era autorizado e que permite a venda de produtos de origem animal para fora do município e para fora do estado. É um processo lento pois estamos fazendo adequações burocráticas sanitárias para que as empresas catalogadas e vistoriadas possam fazer parte do programa", esclarece Gerlos Mendonça de Morais, secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Rio Verde.

 

Com esse sistema, a economia rioverdense pode conseguir um grande salto por ter integração nacional democratizada. O SISBI unifica os três sistemas já existentes (SIF: Serviço de Inspeção Federal, SIE: Serviço de Inspeção Estadual e SIM: Serviço de Inspeção Municipal) e foi criado pelo SUASA (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária) que tem como meta principal garantir a saúde dos animais e a sanidade dos vegetais, a idoneidade dos insumos e dos serviços e a identidade, qualidade e segurança higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos finais destinados ao consumo.

 

"O Estado de Goiás já aderiu ao SISBI e Rio Verde é um dos primeiros municípios a começar o processo de adesão. A cidade já entregou os documentos e passou pela primeira auditoria, recebendo os pontos que devem ser ajustados e os requisitos que cada produtor deve ter caso queira aderir", como Cínthia Yukico dos Santos, diretora do SIM, conta ao Jornal Somos.

 

 

A adequação do município tem que ter equidade

 

Equidade é ter o mesmo objetivo: padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar, que é o objetivo comum do SIF. Não significa que todas as empresas tenham que ter uma estrutura igual, mas que a eficiência do Ministério de Agricultura seja atingido, seja por gigantes da produção de alimentos ou o microempreendedor rural que queira vender seu produto para cidades vizinhas.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: