quinta-feira, 28 de março de 2024

Rio Verde e outros 15 municípios goianos estão com 5 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional

POR | 08/07/2022
Rio Verde e outros 15 municípios goianos estão com 5 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional

Imagem: Divulgação/Sedi

G

Goiás está com 5.025 vagas para cursos técnicos e de qualificação profissional do Bolsa Formação. São três editais abertos cujas inscrições se encerram em duas datas distintas: 17 de julho e 24 de julho.

 

Entre eles, a maioria das vagas (4.375), é para a linha Qualifica Mais Emprega Mais, disponível para 16 municípios, sendo Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Crixás, Goiânia, Cidade de Goiás, Itaguaru, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Nova Crixás, Porangatu, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás. O perfil dos cursos leva em conta a vocação econômica e a demanda do setor produtivo local.

 

Destas Rio Verde e Jataí somam 350 vagas para cursos de operador de empilhadeira, operador de processamento de grãos e cereais, e assistente de logística. Entre os pré-requisitos para os candidatos estão idade mínima de 16 anos e certificado de conclusão do ensino fundamental.

 

Um dos diferenciais da iniciativa é que, além de não pagar para estudar, o aluno recebe uma bolsa estudantil no valor de R$ 4,50 hora/aula, a título de auxílio, na modalidade presencial. Os editais são através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi).

 

Outros editais

 

Em relação as outra vagas e editais, um deles está com 500 vagas disponíveis para a população – sendo 250 para Goiânia e 250 para Águas Lindas de Goiás –, porém pela linha Qualifica Mais Progredir, que disponibiliza o curso de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI), na modalidade presencial. Os interessados devem ter mais de 18 anos e também ser beneficiário de transferência de renda.

 

Já os cursos técnicos, que somam 150 vagas, serão ministrados na Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) José Luiz Bittencourt, em Goiânia. Há duas opções: técnico em administração e técnico em recursos humanos. Para esses, a modalidade é Educação a Distância (EAD); por isso, o aluno receberá o auxílio da bolsa estudantil, para encontros na unidade, correspondente aos 20% presencial dos cursos.

 

Datas

 

As inscrições para os cursos de qualificação vão até 17 de julho e, para os técnicos, 24 de julho. O registro para participação deve ser feito no site www.desenvolvimento.go.gov.br, na aba “Novos Caminhos”, situada do lado esquerdo da tela. Não há cobrança de taxa. 

 

A linha do Qualifica Mais faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e está sob a alçada do Ministério da Educação (MEC). A operacionalização do processo de ensino-aprendizagem em Goiás é de responsabilidade da Sedi, por meio da Superintendência de Capacitação e Formação Tecnológica, e da Coordenação Geral do Bolsa Formação/Pronatec.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: