sábado, 18 de janeiro de 2025
Rio Verde em 3º lugar e Jataí em 7º no ranking nacional, subindo de 5º e 16º lugares, respectivamente.
Foto: Wenderson Araújo/Agência Cora
O estado de Goiás consolidou resultados expressivos no agronegócio em 2024, com destaque para os municípios de Rio Verde e Jataí, líderes estaduais em estocagem de grãos no primeiro semestre. Rio Verde registrou estoques de 1,4 milhão de toneladas, enquanto Jataí alcançou 942,1 mil toneladas. Esses números posicionaram Rio Verde em 3º lugar e Jataí em 7º no ranking nacional, subindo de 5º e 16º lugares, respectivamente.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado armazenou 8,2 milhões de toneladas de grãos nos primeiros seis meses de 2024, um aumento de 17,8% em relação ao mesmo período de 2023. Esse é o maior volume registrado desde o início da série histórica em 1987, impulsionado principalmente pelo aumento de 222,7% no estoque de milho em grãos.
Prognóstico otimista para 2025
O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de outubro, divulgado pelo IBGE, prevê um crescimento de 2% na safra goiana de grãos em 2025. A projeção considera o aumento de 4,3% na produção de soja e 5,6% na primeira safra de milho. Goiás segue como o quarto maior produtor nacional de grãos, respondendo por 10,7% da produção brasileira.
O milho, a soja e o sorgo continuam como os principais produtos agrícolas, representando 97,7% da produção estimada de cereais, leguminosas e oleaginosas no estado, além de 96,4% da área colhida.
Em cana-de-açúcar, o estado também apresentou crescimento, com aumento de 1,7% na área plantada, totalizando 101,8 milhões de hectares. Goiás mantém a terceira posição entre os maiores produtores do país, com 81,3 milhões de toneladas, atrás de São Paulo e Minas Gerais.
Com informações Agência Cora
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.