terça-feira, 23 de abril de 2024

Rio Verde e Jataí estão entre os municípios goianos com mais casos de abandono paterno

POR Thaynara Morais | 07/05/2022
Rio Verde e Jataí estão entre os municípios goianos com mais casos de abandono paterno

Unsplash

G

Goiás registrou nos últimos seis anos 511.158 nascimentos, sendo que deste total 28.437 crianças não possuem o nome do pai na certidão de nascimento.

 

 

 

 

Esse número representa 5,5% do total de registros no estado, igual à média brasileira.

 

 

 

 

Apenas quatro, de 246 municípios goianos, são responsáveis por mais da metade desse contingente. Entre os municípios estão Rio Verde e Jataí.

 

 

 

Em Rio Verde, cerca de 828 crianças não possuem o nome do pai na certidão de nascimento. Já Jataí, que possui aproximadamente 100 mil habitantes, registrou 1.147 crianças sem o nome do pai na certidão, correspondente ao impressionante índice de 12% de abandono paterno, acima da média estadual.

 

 

 

 

De acordo com a advogada Thalia Assis, muitas mães não contam com o apoio dos pais ou auxílio financeiro. “O que eu observo é que essas mães estão sempre sobrecarregadas, e requerendo não só auxílio financeiro dos pais, que é a própria pensão alimentícia, como também atenção desses pais. De querer que os pais convivam com seus filhos”, explica.

 

 

 

Ainda segundo Thalia, a partir do momento em que o pai não auxilia financeiramente, a mãe pode dar entrada numa ação de alimentos. “Primeiro a gente fixa esses alimentos, ou seja, estabelece uma porcentagem que aquele pai vai pagar mensalmente para a criança, para garantir uma subsistência mínima, porque acaba que a gente depende muito da boa vontade do pai em ajudar mais”, completa.

 

 

 

O Portal de Transparência do Registro Civil Nacional realiza esse levantamento desde 2016. Em todo o Brasil são quase 17 milhões de nascimentos desde 2016, sendo que 931.976 não possuem qualquer ligação com os pais.

 

 

 

 

Confira a lista dos municípios goianos com maior número de pais ausentes desde 2016:

 

- Goiânia – 6.543

 

- Aparecida de Goiânia – 3.294

 

- Anápolis 2.946

 

- Jataí – 1.147

 

- Rio Verde – 828

 

 

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: