sexta-feira, 26 de abril de 2024

Rio Verde

Rio Verde e Goiás são destaques em empresas lideradas por jovens

POR | 03/11/2020
Rio Verde e Goiás são destaques em empresas lideradas por jovens

Foto: Sebrae/Rs

S

Segundo dados do Sebrae, através do Portal do Empreendedor, Goiás está entre os dez estados com o maior número de jovens empreendedores. No Estado são, ao todo, 94.425 empresas do tipo microempreendedor individual (MEI) registradas e administradas por goianos com idade de 16 a 30 anos, o que resulta na 8ª posição do ranking nacional e 1º no Centro-Oeste. O ranking é liderado por São Paulo (712.601 empresas), Minas Gerais (294.328) e Rio de Janeiro (271.334). No Centro-Oeste, Goiás lidera isolado, superando o Distrito Federal (50.945), Mato Grosso (50.880) e Mato Grosso do Sul (38.260).

 

 

Em relação as faixas etárias dos líderes da empresa, em todo o estado, há 58 empresas pertencentes a jovens de 16 e 17 anos. Outros 5.164 empreendimentos do tipo MEI têm proprietários com idade entre 18 e 20 anos. Na faixa etária de 21 a 30 anos, o número é expressivamente maior e chega a 89.203 empresas. Entre as cidades Goiânia fica em primeiro com 28.261 empreendimentos e Rio Verde em 5ª já que estão registrados 2.637 MEIs com idade até 30 anos.

 

 

Especialista em empreendedorismo, o goiano Chaysther Lima capacita jovens que estão se preparando para iniciar na carreira de empreendedor. Para ele, a atitude empreendedora se manifesta com mais intensidade em jovens em função do espírito desbravador nato dessa fase da vida e da autonomia que a juventude busca para si. Ela destaca, entretanto, que os jovens precisam se preparar para o desafio de ter a própria empresa, o que envolve a tomada de decisões complexas e de alto grau de responsabilidade. Para Chaysther, é fundamental que o jovem empresário desenvolva habilidades como inteligência emocional, disciplina, persistência e foco. Além desse treinamento, o especialista indica a elaboração de um bom planejamento de negócios.

 

“É preciso entender que, ao iniciar um negócio, ele dificilmente terá um ponto de equilíbrio imediato; é necessário ter paciência e persistência, pois isso pode levar meses ou até mesmo anos para obter lucros”, sugere o especialista.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: