sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Nesta segunda-feira (05/07), a Prefeitura de Rio Verde e o Sindicato Rural dos Produtores de Rio Verde anunciaram em suas redes sociais um fomento de R$ 2 milhões do município para o enfrentamento dos incêndios na zona rural.
Participaram da reunião o vice-prefeito Dannillo Pereira; o comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Verde, Tenente Coronel Amilton de Souza; o presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, Luciano Guimarães; o presidente da Comissão de combate a incêndios do Sindicato Rural, Vanderlei Secco; o presidente da Câmara Municipal, Lucivaldo Medeiros; a secretária municipal de Meio Ambiente, Marion Kompier e o procurador geral do município, Vinícius Campos.
Segundo explicou o Prefeito durante o anúncio, esta verba dará mais agilidade a todo o processo de implementação do projeto de combate aos incêndios na zona rural de Rio Verde. E assim, dar início a elaboração do plano de trabalho sobre as queimadas na zona rural.
Após o anúncio da liberação da verba para atender aos ofícios enviados pelo Sindicato, o prefeito municipal reiterou a importância da agilidade no termo de fomento para apoio ao combate aos incêndios.
“Quero que este nosso projeto se torne exemplo para todo o Brasil, pois como prefeito e também produtor rural, sei os danos que o fogo pode causar nas lavouras”, afirmou o prefeito Paulo Faria do Vale.
Ainda durante a reunião, ficou definido que os recursos serão destinados para a aquisição de caminhões preparados para combater incêndios, efetivo para o Corpo de Bombeiros, compra de retardantes de fogo, equipamentos de segurança e sopradores.
“Estamos realizando um árduo trabalho no sentido de controle de fogo no período de estiagem e recursos financeiros são de extrema importância para dar dinamismo ao planejamento”, disse o presidente da Comissão de Combate aos Incêndios na Zona Rural Vanderlei Secco.
Rio Verde é um dos municípios que mais sofre no período de estiagem, segundo o Corpo de Bombeiros, no ano passado foram registrados 594 incêndios em vegetação, número correspondente a 25% a mais do que em 2019.
“Precisamos unir forças para que possamos controlar o fogo neste ano, uma vez que o Instituto Nacional de Meteorologia já emitiu um alerta de que a estiagem será a mais severa dos últimos anos e esse termo de fomento é de grande importância devida a extensão de área rural existente na cidade”, afirmou o presidente do SRRV.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.