sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Com o encerramento do mês, a Jornal Somos procurou o Prof. Dr. Gilmar Oliveira Santos - que é professor na Universidade de Rio Verde (UniRV) e responsável pelo Centro de Metereologia Municipal de Rio Verde para saber como estão atualmente os números quanto ao clima e previsão no município e região, assim como o que pode ser aguardado para o mês de setembro que se inicia amanhã. Assista a seguir o vídeo explicativo feito por ele para nossa redação:
Entre os dados apresentados pelo Professor ainda pode-se perceber que Rio Verde teve um dos meses mais quentes, já que marcou temperatura mais alta de 2022, no dia 07/08, alcançando aproximadamente 35°C. Ele ainda reforça sobre os cuidados e atenção para o mês que irá se iniciar.
Foto: Arquivo/Semad/Alvaro Vallim
E sobre o mesmo assunto o Tenente Coronel Amilton de Souza, comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Goiás, em Rio Verde reforça que o fogo não deva ser utilizado por ninguém, podendo ser inclusive motivo de detenção por crime ambiental.
O presidente da Comissão de Combate aos Incêndios na Zona Rural (Sindicato Rural de Rio Verde), Vanderlei Secco, também reforça que as queimadas prejudicam imensamente a produtividade da região. Em análise aos lugares em que já aconteceu os incêndios este ano, estimasse que as perdas afetam em torno de 35 mil hectares no Sudoeste goiano, sendo que quase 100% dessa área é de área agricultora, e diante disto, sabe-se que pode se colocar a redução nas próximas 6 implantações de Safra e Safrinha, o que deve gerar aproximadamente 2 milhões de sacas de produto a menos do que poderia ser colhido.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.