quinta-feira, 21 de novembro de 2024
A cidade de Rio Verde–GO fechou o mês de setembro com a temperatura em 1,5 °C acima da média histórica e com a mínima de 2,8 °C acima, revelou a Universidade de Rio Verde (UniRV) através do Grupo de Estudos e Pesquisa em Assuntos Climáticos (Gepac). Consequentemente, a umidade do ar ficou em 16% abaixo da média mensal do mês.
Já são 170 dias sem chuvas significativas. Porém, no dia 19 de setembro desde ano, vários moradores de Rio Verde presenciaram um chuvisco, esse que já era previsto pelo meteorologista locais. Apesar disso, o volume de água, por ser pouco, não é considerado como chuva.
“Quando falamos em chuvas significativas, nos referimos a um volume superior a 10 milímetros em um único dia, algo que não ocorre em Rio Verde desde o dia 14 de abril”, explicou o professor doutor Gilmar Oliveira Santos, da UNIRV.
Para quem não aguenta mais o calor, há uma boa notícia. Segundo o GEPAC, há previsão de chuva a partir de terça-feira (08/10), com chuvas rápidas durante o dia e a noite. Até lá, os moradores ainda vão sofrer com o forte calor que pode chegar a máxima de 41 °C nos próximos dias.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.