quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Nesta sexta-feira (18/11), começou a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 6 de meses a dois anos de idade com comorbidades. Para realizar a vacinação é necessário levar comprovante médio de comorbidade, estar acompanhado pelo responsável, cartão de vacinação, CPF ou cartão do SUS.
Responsáveis podem levar as crianças das 08h às 16h na Clínica da Família Benjamin Spadoni no Bairro Martins; na Clínica da Família Nenzinho Ribeiro no São Tomas; e no CAIS no Centro.
Na última sexta-feira (11), o Ministério da Saúde iniciou a distribuição de 1 milhão de doses de vacinas pediátricas contra a covid-19 para crianças com idade entre 6 meses e 3 anos com comorbidades para todos os estados e o Distrito Federal. Uma semana após a distribuição, com o treinamento devido, os profissionais da saúde de Rio Verde começam a aplicar essas vacinas.
De acordo com o Dr. Wellington, coordenador do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) Covid de Rio Verde, o Ministério da Saúde está encontrando dificuldades em entregar a vacina de crianças de 3 a 5 anos, vacina que várias crianças já tomaram a primeira dose. “Então o ministério, junto à Secretaria de Estado de Goiás ainda não deu uma previsão de quando vai sair essa vacina, acreditamos que vai chegar dentro do mês de novembro para nós aplicarmos a segunda dose nessas crianças”, afirmou.
Para crianças de 5 a 11 anos a primeira e segunda dose estão disponíveis na Clínica da Família do Bairro São Tomaz e do Bairro Martins. Atualmente, as idades entre 3 e 11 anos tem apenas primeira e segunda dose disponíveis.
As três doses estão disponíveis para adolescentes entre 12 e 17 anos em todas as clínicas de saúde da família e no CAPS Gameleira e CAIS Centro.
Adultos acima de 18 anos podem tomar as três primeiras doses em todas as salas de vacina da cidade e nas unidades básicas e CAIS Centro. Ainda segundo o Dr. Wellington Carrijo, a quarta dose que, teoricamente é para pessoas acima de 40 anos, em Rio Verde, teve a faixa etária diminuída devido a baixa procura.
Para receber a dose é necessário ter 4 meses da terceira dose e idade acima de 30 anos. Elas estão disponíveis nas clínicas da família.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.